terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A Completa Restauração de Israel

A Completa Restauração de Israel !
Parte-1a
Pelo Rabino Moshe Yoseph Koniuchowsky
Traduzido e adaptado por: Slomo Ben Avraham
Em Bereshit 13:14-16 (E o Eterno disse a Abrão, depois de separar-se Lot dele: "Alça agora teus olhos, e olha desde o lugar de onde tú estás, para o norte, para o sul, oriente e ocidente; porque toda a terra que tú vês, a ti darei e à tua semente, para sempre. E porei a tua semente como o pó da terra, que, se pudesse o homem contar o pó da terra, também a tua semente seria contada) YHVH prometeu a Abrão a terra de Canaã assim como uma promessa de multiplicação física de sua semente (sêmen). A Abrão lhe foi dito que esta promessa de multiplicação física seria tão vasta e tão extensa que a terra inteira seria literalmente cheia de sua semente. O verso 16 nos recorda que no tempo que esta promessa que é literalmente física vier a ocorrer, será absolutamente impossível para a humanidade sequer contá-la, ou fazer qualquer tipo de censo, posto que a humanidade é totalmente impotente e incapaz de contar o povo do planeta terra. Esta promessa é direta, não necessitando interpretação ou explicação. A mesma semente herdará a terra e eventualmente será conhecida como Israel.
Em Bereshit 15 versos 1-6 ( Depois destas coisas, manifestou-se a palavra do Eterno a Abrão, na visão dizendo: "Não temas, Abrão, Eu te amparo, teu prêmio é muito grande." E disse Abrão: Eterno D'us! Que darás a mim? eu ando sem filhos herdeiros e o encarregado da minha casa é o damasceno Eliezer. E disse Abrão: Eis que a mim não deste semente, e é que meu escravo que vai me herdar. E eis que foi a palavra do Eterno a ele, dizendo: "este
não vai te herdar, senão o que sairá de tuas entranhas; ele te herdará." E fê-lo sair e disse: "Olha para os céus, e conta as estrelas, se podes contá-las." E disse-lhe: "Assim será tua semente." E acreditou Abrão no Eterno, e o Eterno lhe considerou isso como justiça.) vemos que Abrão desejou ajudar a YHVH a cumprir a promessa de Bereshit 13, a prematura e incorreta escolha do Gentio Eliezer que não era descendente do próprio sêmen de Abrão, que era a pessoa através de quem a promessa seria cumprida. Então, YHVH corrige a Abrão e lhe esclarece que Sua promessa de multiplicação física chegaria a ser um número que nenhum homem seria capaz de contar, e que não viria através de um Gentio adotado ou escolhido. Não! YHVH ordenou que Seu herdeiro prometido viria, do próprio corpo, do sêmen de Abrão. Ele não seria adotado mas, que seria um descendente físico de Abrão. É através deste descendente físico que YHVH uma vez mais promete a Abrão que sua descendência seria mais numerosa que as estrelas do Céu. Obviamente, através da ciência moderna, nós sabemos que nossa galáxia tem trilhões de estrelas, e que, por suposto, outras galáxias tem muito outros trilhões. Estas estrelas em sua totalidade produzem um número que a humanidade não pode sequer sondar. YHVH relata a falta de habilidade de Abrão em contar as estrelas com as palavras "se tu podes" no verso cinco. É devido à fé pura de Abrão e a confiança em YHVH que este recebe a justiça imputada como resultado de sua crença e confiança na promessa de YHVH. Note que ha somente uma promessa, não muitas promessas. Abrão foi declarado justo por ter fé na promessa de YHVH.
Qualquer resultado dessa semente física, literalmente tem que ser mais que as partículas de areia do mar e das estrelas visíveis do céu. Esta promessa deve ser tomada de forma extrema e somente em um valor literal. Qualquer tendência de espiritualizar esta promessa de qualquer maneira é uma falta de fé na Palavra literal de YHVH. Isto seria o oposto à fé de Abrão.
Esta promessa de benção e multiplicação física é renovada em Bereshit 17: 4 ( "Quanto a Mim, eis a minha aliança contigo, e serás pai de uma multidão de nações;) onde a Abrão lhe é dito que esta promessa lhe estabelecerá como Pai de muitas nações o hamon goyim . Este termo "hamon goyim" se encontra também no verso 5, e literalmente significa uma multidão ruidosa de nações Gentílicas. Esta semente física que literalmente encherá a terra, não será um grupo silencioso de amigos religiosos, mas certamente eles serão uma grande e ruidosa multidão, fazendo grande barulho e tumulto acerca de YHVH e Seu evangelho de amor à humanidade. O verso 6 de Bereshit 17 promete a Abrão que através desta promessa da semente (sêmen), seriam manifestados reis. Isto, certamente, está falando acerca dos reis que um dia constituiriam a Casa Real de David através da qual viria o Messias a Seu trono. No verso 7 YHVH assegura a Abraão que esta promessa de grandeza através de multiplicação física seria incondicional e para sempre.
Depois da provar a fé de Abraão em Bereshit 22, YHVH renova a promessa, devido a grande obediência de Abraão em amarrar a Isaac no monte Moriah. Nos versos 17 e 18 YHVH recorda a Abraão que é quem herdará a promessa de multiplicação física quando um dia sua semente chegue a ser mais que as estrelas do céu e o pó da terra. No verso 18 vemos que desta semente que encheria a terra, viria um (Messias), através de quem todas as famílias da terra seriam benditas. Em Bereshit 24 verso 60, a família de Rebeca ora profeticamente por ela para que seus filhos cheguem a ser "miríades de gentios" e governem sobre seus inimigos.
Em Bereshit 26 verso 4 vemos esta promessa de crescimento físico sendo renovada com Isaac, o filho de Abraão. A ele é dito que seu sêmen será mais que as estrelas do céu. Lhe parece familiar? Isaac chega a ser o herdeiro desta promessa, não Ismael. Por tanto, quando YHVH
cumpriu esta grande e preciosa promessa, não foi através de um Gentil adotado como Eliezer ou um filho da carne como Ismael, e sim através do filho da promessa (Ytzhaak), o herdeiro procedente do próprio corpo de Abraão. Gálatas 4:28 confirma, que somente Isaac era o filho da promessa. Qual promessa? A promessa de multiplicação física que encheria a terra, e possuiria a terra de Canaã como seu lugar.
Bereshit 28: 3 ( E D'us, cheio de bençãos, te abençoe, te faça frutificar e te multiplique, e sejas uma multidão de povos. ) encontramos Ytzhak bendizendo a Yaakov e profetizando que a promessa que YHVH deu a Abraão e a Isaac seria agora conhecida sobre Jacob e não Esaú. Vemos que no verso 3 Isaac ora para que o sêmen de Jacob, seja abençoado e chegue a ser um "kehelat amim" ou "assembléia de nações" . Pela primeira vez nas Escrituras obtemos um descortinar do plano de YHVH para encher a terra com a semente de Abraão, Isaac e Jacob. O termo Hebraico encontrado no verso 3 é "kehelat amim" ou assembléia de nações ou melhor, uma "assembléia de povos." De alguma maneira, o Pai encherá a terra com a semente física de Abraão, Isaac e Jacob ao juntar uma assembléia de povos. No verso 4 confirma que o que Isaac está concedendo sobre Jacob não é nada mais que a benção de Abraão.
É absolutamente crucial para nós entendermos que, não há muitas promessas feitas a Abraão. Não há algumas que são espirituais e outras que são físicas. Há somente uma promessa, e essa promessa contem dois aspectos de benção física. Um é a semente que abençoaria as nações, sendo esta Yeshua o Messias, e outro sendo meramente uma promessa de reprodução física e multiplicação. Na narração da escada de Jacob de Bereshit 28, encontramos a YHVH dizendo a Jacob que sua semente seria espalhada como o pó da terra aos quatro cantos do mundo. Em outras palavras, sua semente encontraria seu lugar na terra de Canaã, mas que de alguma
maneira chegaria aos quatro cantos da terra através do plano divino de YHVH. Esta promessa não é outra que a concessão sobre Jacob da promessa e benção de Abraão. O termo Hebraico usado em Bereshit 28: 14 ( E será a tua semente como o pó da terra, e te fortalecerás, ao oeste, ao leste, ao norte e ao sul; e por ti serão benditas todas as famílias da terra, e por tua posteridade. ) o termo usado é "ka'afar ha'aretz" , significando regar a terra. Literalmente significa o saltar e regar rapidamente. Esta promessa de multiplicação física deveria vir através de Abraão, Isaac e Jacob, anulando por conseguinte qualquer reclamação feita pelo Islã e os Ismaelitas ou qualquer outro estudioso bíblico desorientado clamando que esta promessa é cumprida ao ajuntar os Judeus e os Muçulmanos. Isto é incorreto posto que esta promessa deve vir através de Isaac e Jacob e não através de Ismael e Esaú. Os povos Ismaelitas, Árabes e Muçulmanos são os descendentes físicos de Abraão somente, não os herdeiros prometidos Isaac e Jacob. Eles não cumprem, repito, as normas fixadas por YHVH quando Ele estabeleceu que a promessa de multiplicação física viria através de Abraão, Isaac e Jacob. A fé do Islã não é a fé de Abraão posto que para ter a fé de Abraão, tem que crer que foi Isaac e não Ismael a quem foi escolhia da semente!
Encontramos a YHVH elaborando esta promessa a Jacob em Bereshit 35 verso 11, onde Ele declara a Jacob que ele não seria mais conhecido como Jacob e sim como Israel. Israel significa aquele que luta como príncipe com YHVH e prevalece. É como Israel que Jacob produzirá o sêmen, que conduzirá ao estabelecimento de uma nação e uma companhia de nações. A nação em questão está destinada a ser o povo Judeu e a companhia das nações será o "kehelat goyim" ou a assembléia das nações (Gentilicas) que procederá de seu próprio corpo.
À medida que avançamos no tempo encontramos a Israel, o grande patriarca, morrendo na terra de Goshen no Egito e reunindo a todos seus filhos ao lado de sua cama. De alguma maneira ele encontra suficiente forças, e se apóia em seu bastão, e começa a profetizar através da Ruach HaKodesh os eventos que ocorrerão a seus filhos nos últimos dias. Os Ketuvin Netsarim (Escritos dos Nazarenos - BH), se refere a estas profecias de Israel ao pé da cama, como um ato de adoração. Em Bereshit 48:5, ele adota os filhos de Yosef nascidos no Egito, Efraím e Manases, como seus próprios. Ele está declarando sua última vontade e testamento, ali mesmo diante de Yosef. Ele oficialmente adota a estes dois filhos de maneira que Yosef, seu filho mais querido, possa receber uma porção dobrada de benção através de ambos filhos (verso 22). No verso 16 de Bereshit 48 ele chama a estes dois netos "Israel", posto que ele, não só os adota mas, declara profeticamente que a promessa física de multiplicação viria através deles. Logo após declarar que meu nome será invocado sobre eles, significando que eles são os filhos de Israel, é agora que eles chegarão a ser uma multidão. O Termo Hebraico usado aqui para multidão pode ser lido como "Uma abundante multidão de preces." É interessante recordar que não foi se não o nosso Messias Yeshua quem declarou que o Eterno nos faria pescadores de homens. Poderiam muitos dos homens a quem o Eterno se referia ser a "abundante multidão" de Efraím e Manases?
Quando Israel está a ponto de pronunciar sua benção, ele descansa sua mão direita sobre Efraím ao invés de Manases, que era o primogênito de Yosef. A mão direita é simbólica da benção do primogênito, e devia repousar sobre Manasés. Sem dúvida, a pesar do protesto de Yosef, Israel cruza suas mãos e coloca sua mão direita sobre o segundo dos filhos de Yosef, Efraím. Quando Yosef objeciona, Israel lhe diz que não se preocupasse pois ele sabe exatamente o que está fazendo e que, ainda que Manasés chegue a ser uma grande nação, Efraím seria mais grande que ele. Em Bereshit 48:19 ( E recusou seu pai, e disse: sei meu filho, sei; também ele será como um povo, e também ele aumentará; porém seu irmão seu irmão menor aumentará
mais do que ele, e sua semente, será a plenitude dos gentios. ) temos uma das mais fascinantes e importantes profecias da Escritura. Ao abençoar a Efraím por sobre seu irmão, Israel declara que a semente ou sêmen de Efraím, chegará a ser o "melo hagoyim", ou a "plenitude dos Gentios." Em outras palavras a semente física de Abraão, Isaac e Jacob que foi prometida e literalmente encherá a terra um dia como a areia e o pó da terra e como as estrelas do céu, agora viria a ocorrer através de Efraím.
Efraím seria o veículo, através do qual a grande e preciosa promessa única de multiplicação física ocorrería literalmente. Em portugues, as palavras "melo hagoyim" podem ser traduzidas como a "plenitude dos Gentios." Se este termo lhe soa familiar, assim deve ser. É uma citação de Romanos 11:25 pelo Rabino Shaul como o método e o meio pelo qual todo Israel seria salvo. A única outra vez em que esta palavra é usada no Tanach é no Salmo 24:1, onde o salmista declara que a Terra e sua plenitude é de YHVH. Em outras palavras, a Terra está cheia de povos, lugares e coisas que pertencem a YHVH e não há nada na Terra que não pertença a YHVH. De maneira similar, não haverá virtualmente nada na Terra que de alguma maneira não pertencia a semente de Efraím, posto que é na semente de Efraím aonde todas as promessas de multiplicação física serão encontradas. Mais sobre isto adiante.
Não somente vemos a Efraím recebendo o direito da primogenitura por sobre seu irmão maior Manasés, se não que, Israel também a remove de Rubém em Bereshit 49:3 e 4, porque Rubém contaminou a cama de seu Pai e ficou sexualmente impuro concernente a privacidade e intimidade do ato matrimonial de Israel. Assim que na realidade Efraím é colocado adiante de Rubén, Yosef e Manasés para receber a benção da primogenitura de Israel. Jeremías 31:9 confirmam esta verdade essencial. Há, sim, certa perspicácia necessária neste ponto. Em todas
as culturas antigas do Oriente Médio o direito de primogenitura era essencial para estabelecer a mordomia sobre a casa do Pai que esta abeira a morte. Com a primogenitura recebem o poder, autoridade, respeito, grandeza e o direito de realizar todos os negócios e transações familiares pertinentes a seu sustento, cuidado e bem estar. Em essência, a primogenitura era a permissão ao primogênito para controlar e mandar na casa do Pai na ausência deste devido à sua morte. Isaac recebeu este direito de Abraão assim como Jacob recebeu de Isaac, mesmo que por engano. Com a primogenitura aumenta poder e por conseguinte esta era cobiçada grandemente nessa cultura.
Quando Israel deu a primogenitura a Efraím, ele a deu com uma reserva maior. Lemos acerca disto em Bereshit 49:8-10, aonde a Judah lhe é dada preeminência o poder para mandar e governar realmente sobre a Casa de Israel! No verso 9 declara que a preeminência causaria que todo Israel renderia homenagem ao Leão de Judah, a quem o verso 10 se refere com o cognome Messiânico de Siloh. Siloh significa o "enviado" o Rei Messias ungido da linha real de Judah quem seria manifesto no natural através da tribo de Judah. Hebreos 7:14 declara que Yeshua era Siloh e é evidente que ele brotou de Judah. Que desordem! Cometeu Jacob um error maior? Passou ele por tantos problemas para estabelece a Efraím como o primogênito com seus direitos de primogenitura somente para dar a ele um título sem autoridade e sem preeminência sobre seus irmãos? Fez de Efraím um fantoche governante com somente um título de papel assim como a Rainha da Inglaterra da atualidade? Uma coisa sabemos por certo. O Eterno trouxe divisão entre os filhos de Israel posto que um filho tinha a primogenitura mas que outro filho Judah teria o direito a reinar! Para que serve uma primogenitura sem autoridade que a acompanhe? Os filhos de Israel se submeteriam à semente de Judah, não a de Efraím, claramente, a semente de Efraím chegaria a ser a plenitude dos Gentios. Judah reinaria sobre a Casa de Israel, mas Efraím traria a semente/sêmen prometida que encheria a terra com a promessa dada dos patriarcas de
multiplicação física. Por suposto, Israel sabia o que estava fazendo, posto que ele estava ministrando através da Ruach Hakodesh. Ele partiu a autoridade e a benção entre os dois irmãos, que continuariam guerreando sobre a plenitude da benção que ultimamente seria decidida em uma batalha real sobre o título de Quem é Israel? Que irônico, de acordo com Bereshit 49:10 será o Leão de Judah, quem reuniria os goyim ou as nações formados pela semente de Efraím para regressar Casa de Israel.
Depois que Israel morreu, seus filhos aumentaram grandemente no Egito. Esta promessa de multiplicação física começou a causar problemas a Faraó, que não conhecia a Yosef. Com isso, ele escravizou aos Hebreos e o Eterno chamou Moshe Rabeinu nosso grande libertador, para resgatar a Israel da casa da servidão. A historia nos ensina que Moshe, levou as doze tribos fora do Egito, ao Sinai aonde eles receberam a Torah e em seguida as doze tribos se estabeleceram na terra de Canaã. Depois de um período de diversos juizes e depois do rei Saúl, David foi ungido rei sobre todo Israel. Nos dias do Rei David, vemos a Casa de Judah governando e reinando sobre um Israel unido com 12 tribos abaixo da monarquía de David. Tudo esteve bem até que Salomón, o filho de David, começou a prostituísse fisicamente assim como espiritualmente e YHVH revelou a Salomón que o reino seria partido na vida de seu filho Reoboão devido aos seus pecados (1 Reis 11:11-14). YHVH revelou logo a Jeroboão, um Efraimita, um dos talentosos artesãos de Salomón, que ele receberia dez tribos resultado da ruptura no reino de Israel logo após a morte de Salomón. Esta profecia foi data frente a Jeroboão pelo profeta Ahiya. Os dias de gloria debaixo de David foi a última ocasião em que o reino pertenceu todo a Israel, composto pelas doze tribos. Aproximadamente em 921 A.C. as dez tribos do norte se separarão da Casa de David e se chamaram de Israel fazendo de Samaria sua capital. As tribos restantes de Judah, Benjamin e Levi constituíram o reino do sul debaixo de Reoboão com Jerusalém como sua capital (Leia 1 Reis 11:26-43). Quando Reoboão preparava um exército para recuperar as dez tribos
renegadas do norte, YHVH o proíbe em 1 Reis 12:24 ao dizer a Reoboão que esta separação na Casa de David vem DEle e que eles não deveriam pelejar contra seus irmãos.
Esta separação em 921 A.C. foi simplesmente o cumprimento literal da unção profética pronunciada por Jacob sobre seus filhos quando ele dividio a família por decidir assim. Ele dividiu a primogenitura entre Efraím e Judáh e devido a isto, YHVH disse em 1 Reis 12:24 que esta separação de família viria DEle. E a ordenou e desejou, para que pudersse ocorrer a promessa que havia feito aos patriarcas. Especialmente a promessa da multiplicação física. Os meios através dos quais YHVH escolheu para fazer isto foi por esta divisão na Casa de David. Mais adiante veremos o porque! O que começou com Yaakov agora estava sendo mostrado no natural. O reino do norte, das dez tribos começaram a adotar as práticas pagãs, feriados, costumes, falsa adoração e desafortunadamente Jeroboão chegou a ser o Pai dos Efraimitas pagãos. Em 1 Reis 12:26-33 vemos o coração malvado de Jeroboão filho de Nebat ao liderar um plano para que as dez tribos da Casa de Israel ou Efraim começasse, a praticar uma falsa religião desenhada para manter a Efraím separado de Judah e separado de Elohim de Judah. Quando nos inteiramos pouco a pouco que esta Casa de Efraím chegaria um dia a ser a Igreja Cristã, através do programa de YHVH da reunião de Efraím a través do Messias Yeshua e adotaria todas as práticas pagãs ímpias de Jeroboão. Este sistema de Jeroboão tinha como desenho básico a criação de uma entidade separada da Cada de David consistindo nas dez tribos do norte. Esta separação à libertinagem e à partida de Efraím da família de Israel resultou no juízo de YHVH em 721 aproximadamente, quando HaShem enviou a Tiglat Pileser III, o rei Assírio a destruir completamente a Casa de Efraím ou as dez tribos do norte. Posto que Efraím fez o papel de ramera se prostituiu com cada deidade estrangeira, YHVH declaro que Ele a examinará da mesma maneira e a deixaria desnuda ante as nações gentílicas, trazendo o seu fim ao reino do norte, ou Israel. Este castigo severo seria estabelecido pela dispersão e a absorção destas dez tribos pelas
nações pagãs do mundo. Desde a luxuria de Efraím, a inclinação e o desejo pelo paganismo eram tão grandes que YHVH permitiu que as dez tribos chegaram a ser a mesma coisa que eles ansiavam tão desesperadamente e impiamente! Assim que encontramos que os filhos de Israel seu primeiro holocausto em 721 A.C. quando as dez tribos aparentemente desapareceram e chegaram a estar perdidas espiritual e fisicamente. Assim nasceram as dez tribos perdidas de Israel.
A medida que estamos ao ponto de descobrir que este rompimento foi o método pelo qual YHVH escolheu para realizar a separação familiar causada pelo mesmo Jacob assim como para cumprir a promessa de multiplicação física dada aos patriarcas. Estão realmente perdidas as dez tribos? Podem ser encontradas? Foram destruídas ou preservadas de alguma maneira? Veio o Messias para restaurar o Tabernáculo de David que havia caído em 920 A.C.? Por acaso as dez tribos de Israel chegaram a ser gentilizadas mais tarde, para ser logo reunidas na Casa de Israel pelo ministério do Mashiach? Será possível que as dez tribos chegaram a ser "maleh goyim" ou a "plenitude dos Gentios" da qual lemos em Romanos e que foi prometida ser a semente israelita física através de Abraão, Isaac, Jacob e Efraím? Vamos descobrir!
O livro do profeta Oséias é um grande lugar para começar nossa busca definitiva da outra Casa de Israel, a Casa de Efraím.
Desde ponto em diante, a chave para entender a profecia relacionada com a restauração das doze tribos a Casa de David, é entender que logo após a separação em 921 A.C. YHVH PRATICAMENTE NÃO SE REFERE A SÓ UMA CASA, SE NÃO A DUAS CASAS DE ISRAEL! Quando Ele fala das tribos do norte, Ele fala de Israel ou Efarim. Quando Ele fala ao sul, Ele fala de Judah. Ele sempre separa estas duas casas e a menos que você aprenda a fazer o mesmo,
você não poderá entender nenhuma escritura profética ou profecias dadas por nenhum dos profetas de Israel a respeito da separação da Casa de David. Tenha completamente fixo em sua mente que depois de 921 A.C. haviam e há duas casas separadas de Israel!! Se você pode compreender esta verdade, você estará bem em seu caminho de ser um expert em profecias!
Em Oséias capítulo 1, o profeta enviado ao reino do norte de Israel diz que tomou uma esposa que é ramera, isto posto, lhe daria uma ótima idéia do que as dez tribos haviam feito a YHVH. Logo de co-habitar com Gomer, Oséias chama a sua filha Lo-Ruhammah (verso 6), significando sem misericórdia ou compaixão. No verso 4 de Oséias 1 vemos a YHVH pondo fim a Casa do norte de Israel e no verso 6 Ele promete nunca mais mostrar nenhuma misericórdia a Israel do norte. No verso 7 YHVH declarou que contrário a Israel, Ele mostrará misericórdia a Judah no sul. A ramera concebeu um filho no verso 9 e YHVH manda a Oséias que lhe chame Lo-Ami pois vocês não são meu povo e Eu não Sou para vocês. Quando YHVH está contra você a festa acabou. Israel ou Efraím é chamado Lo-Ami não é meu povo. Isto é good bye, adeus e buenas noches, apagam-se as luzes! Sem misericórdia, não mais Meu povo, não mais um reino e terá YHVH, pelejando contra você.
Vemos claramente o fim das dez tribos do norte como uma nação ante YHVH. Um divórcio total e a rejeição esta tomando lugar. Oséias 7:8; 8:8; 9:11; 9:17; 10:1; 12:1 e outras passagens, confirmam que o destino de Efraim é chegar a ser Lo-Ami, tragados entre os Gentiles. Mas no verso 10, vemos uma declaração surpreendente. A pesar de uma sentença de morte para as dez tribos como uma nação ou reino identificável, eles milagrosamente reaparecem e são nascidos de novo por assim dizer, nos últimos dias. No verso 10 de Oséias 1 começa com as palavras "Com tudo, será o número dos filhos de Israel como a areia do mar." Aqui temos um reino totalmente destruído e absorvido entre os Gentios, reaparecendo milagrosamente como os filhos iniciais de
Israel e assim são chamados como a areia do mar! Soa familiar? Deveria! Esta é a promessa da areia do mar feita aos patriarcas e a Efraím. Este verso, nos revela sensivelmente aonde vamos encontrar as dez tribos perdidas ou a areia do mar que não pode ser contada. Os que se chamam a si mesmo e que são chamados por YHVH filhos de Elohim! Você Conhece qualquer grupo moderno de pessoas que andam por ai referindo-se e assegurando-se ser os filhos de YHVH vivente? Exato ! A comunidade nascida de novo de crentes Gentios são nada mais que a inicialmente dispersa Casa de Israel. YHVH ainda declara neste verso que quando Efraím forem reunidos eles serão Seu povo ou Seu Ami e Ele será seu Elohim posto que eles tem chegado a serem filhos de Elohim vivente pela graça através da fé (Oséias 2:21-23). Isto possivelmente não pode ser mais claro. Uma nação que tem chegado a seu fim, desaparecendo ou perdendo-se se prefere, de repente aparece como filhos e filhas de YHVH nos últimos dias! Ele mesmo Elohim nos recorda no verso 10 que este grupo não é nada mais que a Casa inicial de Jeroboão ou a Casa de Israel. No 11 de Oséias 1, vemos este regresso das dez tribos vindo de novo seria a Casa de David, nos dias quando estes Israelitas inicialmente perdidos designam para si mesmos a mesma cabeça que os Judeus Messiânicos tem designado para eles mesmos. Esta é a cabeça do corpo formado por nada menos que Judahitas e Efraimitas agora restaurados a YHVH como indivíduos restaurados de ambas Casas e que estão aprendendo a confiar e a depender da mesma Cabeça (Yeshua) ao designá-la como Salvador e Elohim pessoal! O verso 11 continua dizendo que, quando os Efraimitas e Judahitas individuais estiverem fazendo esta designação pessoal de Yeshua como rei de suas vidas, isto não seria um dia para construir algo chamado "uma igreja" aonde "a igreja" substituiria ao Judeu, se não que, seria o dia de Jezreel. Jezreel significa o reaparecimento daqueles que estiveram desaparecidos! Baruch HaShem! Note o seguinte verso em Oséias 12:1, aonde ambos Judahitas e Efraimitas designam a Yeshua como sua cabeça (no dia da reunião de Jezreel e seu re-plantamiento no tabernáculo reconstruído de David), quem não olham mais seus irmão e irmãs como irmãos e irmãs espirituais somente, se não que os verão em
uma nova luz. Que luz é esta? Como "AMI"! Meu próprio povo. Ossos de meus ossos e carne de minha carne. Quando Efraím e Judáh forem individualmente regenerados e reunidos no tabernáculo restaurado de David, então começaremos a reconhecer a cada um como Israelitas físicos de diferentes lados e da mesma família que foram redimidos pelo sangue do Cordeiro!
Recorde que em Mateus 15:24 Yeshua declarou de forma clara do que O Eterno o tinha enviado a ninguém mais a não ser, as ovelhas perdidas da Casa de Israel. Note que Ele não declarou que tinha vindo para os Gentios ou Judeus. Ele não veio para os Judeus somente, porque os Judeus são Judahitas que descem fisicamente das duas tribos do sul que constituíam o Reino de Judah. Ele também não tinha interesse nos Gentios. Por que? Porque aqueles que respondem ao amor de Yeshua, e regressam ao tabernáculo restaurado de David, poderiam parecer Gentios, atuar como Gentios, comer porco e quebrar o Shabbat como os Gentios, mas são de fato nada mais que as ovelhas físicas perdidas da Casa de Israel que se converteram em Gentios e que têm vivido como Gentios durante 2700 anos. Obviamente que quando regressarem não vão parecer como Israelitas que praticam e são fiéis à Torah. Ou você vai crer em Yeshua e nos numerosos outros profetas ou você vai construir sua própria teologia. Ele disse "vim somente por todas as ovelhas perdidas da Casa de Israel . Isto inclui aos Judeus mas também inclui à outra Casa de Israel, que são meus irmãos na carne. Por suposto, Paulo, Pedro e outros estiveram compartilhando o Evangelho com os Gentios pois, onde mais você vai encontrar a semente de Efraím, exceto entre os Gentios que enchem a terra?. Amós 9:9 nos diz que ainda que espalhados entre os Gentios, nem sequer um grão ou pessoa cairia para ser destruído. Em outras palavras, eles não desapareceriam da terra, senão que se misturariam e literalmente chegariam a ser como os povos da terra, só para serem trazidos de volta A YHVH nos tempos finais, num nível individual.
A grande comissão (Mateus 28:18-20) por tanto é nada mais que, uma busca mundial pela semente de Efraím, areia do mar, pó da terra, as abundantes multidões da humanidade. Parte dessa busca claro, seria pelos dispersos de Judah também. Yaakov testemunha desta verdade ao recordar ao Concílio de Jerusalém que YHVH estava sinplesmente visitando às nações Gentilicas através da predicação do evangelho, não para viver ali, senão para resgatar e atrair Sua gente chamada por Seu nome (Atos 15:14-17). Através deste resgate Yaakov nos recorda que YHVH está reconstruindo o Tabernáculo de David constituído de todas as doze tribos de Israel. Já que Ele é o Elohim de Israel Ele está atraindo e resgatando Israelitas do "status" de proscritos que foi sua herança devido a sua desobediência à Torah. Esta gente são Israelitas, sem importar que eles mesmos se dêem conta disso ou não! Talvez não é isto o que significa estar perdido? Perdido espiritualmente bem como fisicamente!
Talvez não seja fascinante que depois de três anos e meio do ministério terreno de Yeshua, quando estava a ponto de ascender aos céus desde o Monte das Oliveiras, todos os onze talmidím que ficavam vigiando com ele lhe façam exatamente a mesma pergunta? Isto é quase inimaginável já que estes onze raramente se colocavam em acordo sobre alguma coisa e estavam sempre brigando e fazendo perguntas, procurando apoiar sua própria tese. No entanto, todos em unanimidade tinham a mesma pergunta final. Mestre, restaurasses o reino a Israel neste tempo (Atos 1:6). Isto era pelo que eles estavam interessados. Não a criação ou construção de uma entidade separada chamada a "igreja" que procurou substituir, aniquilar e freqüentemente destruir ao povo Judahita. Que fique claramente entendido que a palavra "igreja" não é nada mais que a ekklesia ou assembléia da Tanak. É a mesma assembléia que esteve recebendo a Torah no Monte Sinai (Atos 7:37-38). Há uma assembléia do Renovado Pacto, chamado Israel pelo Rabino Shaul (Gálatas 6:16). Não existe tal coisa como uma entidade separada chamada a "igreja", com um Shabbat separado e um calendário de dias santos separados. Em Espanhol e Português e em
quase qualquer linguagem ekklesia significa aqueles "chamados para fora," mantendo a idéia básica de uma assembléia. Somente em Inglês temos esta "Church" (Igreja) (derivada de um ritual pagão circular chamado ("igreja") palavra que parecesse que Yeshua edificou algo novo chamado A Igreja, quando tudo o que estava fazendo era reconstruindo a mikra ou assembléia da Tanak e enchendo-a com poder. Quando a tradução Septuaginta da Tanak foi feita do Hebraico ao grego ao redor de 175 A.C., cada tradutor traduziu a palavra mikra por ekklesia e isto é exatamente o que Yeshua mesmo declarou que tinha vindo construir (Mateus 16:16-19)!
Os manuscritos do ketuvin Netsarim mais antigos em nossa posse na atualidade são os escritos em Aramaico (um dialeto do Hebraico), confirmam a ausência da palavra 'igreja" usando novamente em seu lugar a palavra "assembléia." Devido ao ciúmes e ódio de Efraím para seu irmão Judah, junto com uma atração viciante a qualquer coisa pagã ou estranha à Torah (tal pai tal filho), decidiu chegar a ser uma entidade separada feita por homem conhecida como "the church" (a igreja) totalmente divorciada da família de Jacob e suas ricas raízes Hebréias, o qual explica o por que hoje a "igreja" (Church) tal como aparece é absolutamente irreconhecível tanto para Judeus como para YHVH mesmo! Este desejado auto divórcio de Israel deixou à "igreja" sem nenhuma ferramenta com as quais provocar a Judah o ciúmes. Ela é uma auto divorciada do povo do pacto de Israel!
O evangelho não é somente uma proclamação de salvação pessoal, é uma mensagem de restauração nacional a Israel de uma família dividida a qual se manifestou em duas casas separadas de Israel. Mateus 24:14 nos recorda que o evangelho é o evangelho do reino. Em Mateus capítulo 12 Yeshua fala do principal de uma casa dividida sem nenhuma habilidade para agüentar os ferozes dardos de Satán! Que reino? O reino de Israel. Em Lucas 24:21 os talmidim estavam muito decepcionados já que eles total e corretamente esperavam que as doze tribos fossem restauradas sob Yeshua o Messias. De onde obteriam eles esta idéia? Em Jeremías 23
versos 3-6 YHVH declara que traria a Judah e Israel de volta da dispersão na terra nos dias quando o Messias chegasse. Nos versos 5 e 6 declara que Judah seria salvado e que Israel habitaria confiadamente. Vemos a reunificação de ambas Casas sob o Messias ou a reunificação das doze tribos todas vivendo na terra de Israel. Recorde que para que a casa de David seja plenamente restaurada e reconstruída esta tem que estar composta da mesma maneira em que deixou Egito, recebeu a Torah e formou nos dias de glória do rei David. Todas as doze tribos! Qualquer avivamento ou movimento de restauração que não inclua a plena restauração de todas as doze partes da família, e que se enfoque somente em duas das doze partes, não está fluindo numa visão plena de restauração
Para que o Judaísmo Messiânico continue experimentando as bênçãos plenas de YHVH nos últimos dias, deve expandir sua visão para incluir a todo Israel. Esta visão não tem que ser mudada para nada e não deveria ser uma ameaça à liderança do Judaísmo Messiânico, já que de uma vez determinará a verdade das duas Casas de Israel e demandará que Efraím renuncie todo paganismo e abrace o manto de vivência Israelita e santidade que é a Torah. O futuro do avivamento em Israel dos últimos dias e o mesmo manto e sobrevivência da sobrevivência do movimento Judeu Messiânico depende de uma liderança pronta a re-avaliar a preservação de Efraím por 2,700 anos como e entre os Gentios. Este é o Tikun HaOlam (restauração entre Judah e Efraím), mencionada em Ezequiel 37:11-28! É incorreto para os estudantes da Bíblia e para os líderes Messiânicos ensinar e crer que Judah, Efraím, e Israel são o mesmo e sejam realmente termos análogos e sinônimos intercambiables, cujo uso varia, dependendo do modo em que YHVH se encontre. Isso é historicamente inexato bem como teologicamente enganoso e se YHVH é capaz de diferenciar entre as ainda divididas duas Casas depois do 720 A.C., Por que nós não podemos?
Regresse agora e leia sua Bíblia entendendo que quando YHVH se refere às dez tribos é sempre como a Efraím ou Israel, e que quando se refere às duas tribos do sul é sempre como Judah. Comprove-o! Seus olhos serão abertos ao verdadeiro, eterno e final Tikun HaOlam. Se você se recusa ler sua Bíblia sem esta premissa fundamental, então você está destinado a encontrar um Elohim que é repetitivo, confuso e que lança termos por todos lados referindo-se a duas nações quando realmente só existe uma. Por suposto e baseados neste raciocínio defeituoso YHVH não é muito rápido em identificar e localizar aos dispersos de Israel (Efraím) não! Você realmente crê nisto? Claro que não! Pode ser que você e eu não saibamos onde procurar as dez tribos, mas descanse confiando que Yeshua pode e que é isto exatamente o que Ele tem estado fazendo durante dois mil anos justamente embaixo de nossos narizes, já que este era Sua atribuição de acordo a Isaías 49:5-5. Durante este mesmo período de tempo todos nós estávamos ocupados ralhando e pelejando como dois irmãos ocupados numa rivalidade de parentes!
Ao que tudo se reduz é, a qual relato crerá você? Um Israel composto de duas tribos ou um composto de doze o qual YHVH mesmo jurou que encheria a terra. Já que Ele é fiel você pode descansar confiado de que quase, todo mundo neste planeta tem uma gota de sangue Israelita, já que a bênção de YHVH, de multiplicação física encheria o globo através do desterro de Efraím e subseqüente intermatrimonio e assimilação. Se a terra está cheia de sangue Israelita, Quanto espaço fica para qualquer outro tipo de povo sem algum sangue Israelita? SE ESTA PROMESSA A ABRAÃO, ISAAC E JACOB FOI LITERALMENTE CUMPRIDA SOMENTE ATRAVÉS DO POVO JUDEU, QUEM CONTINUA EM NUMERO DE SÓ 16 MILHÕES E QUE POSSAM SER FACIL E PRONTAMENTE CONTADOS, CENSADOS E NUMERADOS, ENTÃO A PROMESSA A ABRAÃO, ISAAC E JACOB É UMA MENTIRA DIRETA! YHVH MENTIU! 16 MILHÕES DE JUDIOS NÃO CONSTITUEM UMA MULTIDÃO QUE NÃO POSSA SER NUMERADA! 16
MILHÕES OU UM POUCO DE JUDEUS PODERIAM TODOS CABER PERFEITAMENTE NO PEDAÇO DE TERRA NA FLORIDA. A PROMESSA DE MULTIPLICAÇÃO FÍSICA NÃO FOI CUMPRIDA EM JUDAH SOMENTE! ESTA É UMA IMPOSSIBILIDADE NUMÉRICA E PRATICA! A PERGUNTA ANTE VOCÊ NÃO É, PODEM TODOS NA TERRA REALMENTE TER AO MENOS UMA GOTA DE SANGUE ISRAELITA? A PERGUNTA ANTE VOCÊ É, MENTIU YHVH E FALOU EM MEIAS VERDADES? VAMOS TOMAR-LHE EM SUA PALAVRA LITERAL? ESTE ENSINO DAS DUAS CASAS SUBMETE A VERDADE QUE EFRAIM MAIS JUDAH COM ALGUNS POUCOS VERDADEIROS GENTIOS (?), IGUALA A BILHÕES DE SERES HUMANOS E DESSES BILHÕES (5 Ou 6 BILHÕES), UM REMANECENTE ISRAEL ESTA SENDO SALVADO DAS DOZE TRIBOS E ESTA SENDO RECONCILIADO A YHVH ATRAVÉS DO PRECIOSO SANGUE DAQUELE QUE DECLAROU "VIM POR CAUSA DAS OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL"! QUAL MENSAGEM CRERA VOCÊ? NAQUELES PROMOVENDO ENTIDADES SEPARADAS E PORTANTO DOIS ISRAEIS? UM FÍSICO E O OUTRO ESPIRITUALMENTE ADOTADO, OU A YHVH QUE TEM SOMENTE UM ISRAEL FÍSICO, QUE ESTA CHEIO DO ESPIRITO E É CONDUZIDO POR ELE E TOMADO DE TODAS AS DOZE TRIBOS, SEM NENHUM SENDO ADOTADO NO ISRAEL FISICO, MAS REQUERENDO A CADA JUDIO E NÃO-JUDIO O SER ADOTADO NA FAMÍLIA DE YHVH?! A ELEIÇÃO É SUA! É POSSÍVEL QUE A RAZÃO REAL POR DE TRÁS DA RAZÃO DE JUDAH SALVO, SEJA A ATITUDE DESCUIDADA PARA O TRATAR DE DESCOBRIR AONDE NO MUNDO O RESTO DESTA FAMÍLIA FÍSICA PERDIDA ESTA REALMENTE, E QUE NÃO SEJA NADA MAS QUE UM CASO COLOSSAL DE RACIOCÍNIO AUTO-CENTRADO! EM DEFESA DE JUDAH É QUASE POSSÍVEL QUE JUDAH ESTA MUITO OCUPADO TRATANDO SOBREVIVER À DIASPORA DO QUE ESTAR PREOCUPADO A RESPEITO DE ENCONTAR O PARADEIRO DE SEUS IRMÃOS. SEM IMPORTAR A RAZÃO REAL, YHVH SOMENTE TRATA COM ESTAS DUAS FAMÍLIAS ESCOLHIDAS NA TERRA (JEREMIAS 33:24).
Não é interessante que o Renovado Pacto prometido por Jeremías 31:31-34 fale sobre YHVH estabelecendo um pacto com a Casa de Israel e a Casa de Judah nunca menciona que estabeleceria um com os Gentios ou Cristãos? A Casa de Israel mencionada em Jeremías é Efraím, aqueles não-Judeus nascidos de novo. Recorde que todos os Judeus são Israelitas mas nem todos os Israelitas são Judeus. Na Jerusalém celestial de Apocalipse 21:12 note que todos aqueles nascidos de novo planejando ter vida eterna devem entrar a cidade através de uma das 12 portas, uma por cada uma das doze tribos. Não é engraçado e estranho como YHVH se esqueceu de fazer uma porta para os Cristãos ou "Gentios salvos?". A razão é que cada um na Israel do Renovado Pacto, de ambos lados da família física é um descendente sanguíneo de Israel com algumas poucas exceções. Ainda aquelas exceções, chegam a ser israelitas de acordo à Torah! Discutirei mais disto no próximo número.
Em Jeremías 31:3-22 lemos descrições detalhadas de Efraím (dez tribos) regressando à terra. Qualquer aliyah ou qualquer programa de Judeus retornando a Israel para viver deve e deverá incluir a todo Israel com Efraím incluído. No verso mencionado acima vemos às dez tribos sendo replantadas nas montanhas de Israel Tem você algum problema com isto? YHVH não o tem! Você verá, nossa visão é muito pequena. Nossa visão deve ser a visão de Yeshua e os 12 discípulos e deve incluir um avivamento entre todo Israel, não somente 2/12's de Israel!! Foi o mesmo Yeshua quem prometeu aos 12 talmidim um reinado milenar sobre doze tribos verificáveis e reconhecíveis do Israel milenar reunido (Mateus 19:28). Zacarias capítulo 8:22-23, refere-se especificamente a dez homens representando às dez tribos que regressam agarrando os tzitzit (franjas) de um Judeu que chegou a conhecer a Yeshua pessoalmente e declarando que estes também regressariam a Sión e à Torah. Note que estes dez homens regressando falam todas as linguagens conhecidas do mundo. Nesta passagem vemos o regresso de TODO ISRAEL, A ISRAEL!
Em Yaakov 1:1 Yaakov escreve sua epístola às 12 tribos espalhadas. Obviamente Yaakov sabia que o corpo de Yeshua a quem escrevia era nada mais que as 12 tribos reunidas de Israel que tinham sido isentadas através de Yeshua e se dirigiu a eles como tais! Se as dez tribos permaneciam perdidas e sem poder encontrar-se em nenhum lugar por que então Yaakov lhes escreve e lhes chamam irmãos da fé no verso 2 de Yaakov capítulo 1? Obviamente ele não tinha problema com o corpo de Yeshua sendo o Israel do Novo Pacto composto das doze tribos e quiçá algumas poucas exceções. Tem você escrito alguma vez um cartão postal a pessoas que tinham desaparecido da terra ou que não existiam? Obviamente eles têm que existir para que se lhes possa escrever e para que possa dirigir-se a elas.
Era somente Yeshua e Yaakov que tiveram esta revelação? Em 1 Pedro 1:1, Keefa escreve ao povo escolhido vivendo na Diáspora. A Diáspora Judia não ocorreu senão até 20 anos depois de que esta epístola foi escrita ao redor do 50 A.D. No entanto ele se refere a estes descendentes das outras dez tribos que vieram à fé como o "povo escolhido". Será que Efraím é tão escolhido como o é Judah? Talvez isto arrebente seu mundo? Pobre coisa! Você pensou que somente duas tribos (Judeus) eram escolhidas. As Escrituras nunca, jamais chamam escolhidos ao povo Judeu. Em seu lugar, chama a TODO ISRAEL do qual os Judeus são somente duas partes, o povo escolhido! Jeremías 33:24 confirma esta verdade. YHVH declara que Ele escolheu duas Casas ou dois clãs ou duas nações! Entenda isto! Esta é a Casa de Israel e a Casa de Judah e Pedro escreveu à Casa reunida de Israel quando dirigiu esta epístola! Quer você alguns textos mais de prova do Ketuvin Netsarim de do que estes indivíduos chamando-se a si mesmos Cristãos são nada mais que os descendentes físicos das dez tribos perdidas? Não há problema. Em 1 Keefa (Pedro) capítulo 2 versos 8-10 vemos a Pedro citando a Oséias capítulo Um. O povo que é um sacerdócio santo, uma GENERAÇÃO ESCOLHIDA e uma NAÇÃO santa são identificados por Keefa como ninguém mais do que o LO-AMI inicial e o LO-RUHAMMAH de Oséias capítulo Um!
No verso 11 de 1 Keefa capítulo 2, Pedro diz: Vocês que agora são sacerdotes do Renovado Pacto e Israel do Renovado Pacto uma vez não eram um povo (LO-AMI) e não tinham obtido compaixão nem misericórdia (LO-RUHAMAH). Mas agora, através de Yeshua, vocês são restaurados a um povo chamado AMI e estão recebendo RUHAMMAH. Esta é uma referência clara e direta, atribuindo e nomeando ao corpo de Yeshua, como contendo muito do velho reino nordestino de Efraím, regressando devido ao favor de YHVH através do sangue do Messias.
Talvez Rav Shaul também entendeu a reunião das doze tribos de Israel através do Filho de YHVH? Foi ele capaz de identificar "Cristãos" em Roma como ninguém mais do que a Casa inicial de Efraím? Aposte que sim e o fez. Em Romanos capítulo 9 verso 24 Rav Shaul declara que YHVH chama a Judeus e a Gentios a constituir Seu corpo como herdeiros de vida eterna. Depois no verso 25 de Romanos 9 ele cita a Oséias capítulo Um e identifica aos Gentios isentados nascidos de novo no seu tempo como à Casa de Israel do Pacto (Efraím). Ele cita a passagem LO-AMI de Oséias Um e atribui isto aos "Gentios salvos". Versos 25 e 26 declaram isto claramente. Finalmente no verso 27 ele põe o merengue sobre o docinho e declara que estes "Gentios salvos" não são somente a Casa inicial de Israel que chegou a ser a "plenitude dos Gentios , senão que ainda cita a Isaías declarando que da promessa da "areia do mar" feita a Efraím concernente à multiplicação física, somente um remanescente de Israelitas de todas as doze tribos serão salvos. Uau! Note a transição e progresso quando os Gentios salvos do verso 24 em Romanos 9 terminam sendo identificados por Shaul como a Casa inicial de Israel (dez tribos) mencionadas por Isaías nos seguintes dois versos.
Em Efésios 2:11 Rav Shaul declara que aqueles que foram salvos como Gentios já NÃO SÃO MAIS GENTIOS! Eles têm uma nova identidade e esta nova identidade é, de acordo com o verso 12, uma cidadania na comunidade de Israel. Eles são Israelitas! Você não pode ser um cidadão de uma entidade espiritual conhecida como "a igreja" ou qualquer outra entidade
espiritual. Para poder ser um cidadão físico da comunidade de Brasília você tem que ser um ente físico. Para que os INICIALMENTE GENTIOS QUE EM VIRTUDE DE SUA ACEITAÇÃO DO MESSIAS chegaram a ser cidadãos físicos da casa e comunidade de Israel, eles devem ser e de fato o são, Israelitas físicos de um lado diferente da outra família de Judeus Messiânicos. O verso 19 fixa isto para quando Rav Shaul declara que estes indivíduos já não são mais estranhos à Casa de Israel senão cidadãos parceiros. A cidadania sempre foi e sempre será algo no plano físico. Em Gálatas 3:29 Rav Shaul se refere a não-Judeus nascidos de novo como a semente ou semen de Abraão. Agora, deixe-me fazer-lhe uma pergunta honesta! Talvez a palavra Grega para semente (Sperma), de onde obtemos a palavra esperma, soa como algo espiritual ou algo muito físico? Se você pertence ao Messias através do novo nascimento, sem importar quem você cria ser, você é o semen de Abraão! Isto é pelo qual o verso 28 diz que já não há Judeus, Gregos ou mulheres, somente existe a SEMENTE FISICA DE ABRAÃO QUE FOI ISENTADA E DEVERIA CONHECER-SE COMO O ISRAEL DO NOVO PACTO!
Prova adicional se encontra em Gálatas 4:18 onde Rav Shaul se refere aos crentes não-Judeus sendo exatamente como Isaac, o herdeiro da promessa de multiplicação física. Era Isaac um ente físico ou somente um ente espiritual? O era um ENTE FISICO conduzido e cheio de espírito! Bem, de acordo a Rav Shaul isto é exatamente o que os crentes não-Judeus são no Renovado Pacto! Em 1 Corintios 12:1 Rav Shaul recorda aos Efraimitas salvos que eles foram uma vez Gentios, mas já não mais. Recorda a estes Israelitas não-Judeus que seus pais (Hebreus) que foram sacados de Egito passaram pelo Mar Vermelho e eventualmente encontraram a rocha (Messias) bem como eles o tinham feito (1 Corintios 10:1-4). Em 1 Corintios 5:7-8 vemos a estes Israelitas Efraimitas observando Pessach! Somente o povo de Israel celebra as Festas de Israel!
Existem ensinos de homens e mestres que colocam a palavra "espiritual" frente à palavra "pais" em 1 Corintios 10:1 bem como em Gálatas 3:29 em onde eles adicionam a palavra "espiritual" antes da palavra "semente", para fazer parecer como se os Cristãos são somente um tipo de semente espiritual, ou pior ainda algo chamado "Judeus espirituais". Quero recordar a estes mestres que o adicionar à Palavra de YHVH é uma ofensa capital castigada com a morte (Provérbios 30:5; Deut. 4:2; Deut. 12:32; Apoc. 22:18). Aparentemente há alguns que ou não entendem esta verdade ou a entendem mas desejam continuar suprimido-a para poder assim manter aos "Gentios salvos" em correntes de adoção de segunda classe, adorando ao trono do Judaísmo em lugar da Seu Filho. Se os crentes não-Judeus fossem totalmente honestos com eles mesmos, a maioria deles carrega um desejo profundo e por tanto um zelo interior por ser Judeus. Este zelo lhes causa o querer converter-se a qualquer tipo de Judaísmo, ainda aquelas formas que forçam uma retratação da fé na obra acabada de Yeshua, ou historicamente este zelo se voltou e pode ainda voltar-se, num ódio na contramão do Judeu que eles não podem chegar a ser. Esses dias acabaram! Este é o dia divinamente decretado para a restauração de todas as coisas (Atos 3:20-21). Quando Efraím começa a crer que eles são parte do Israel físico, eles atuam como Israelitas e regressarão ao Shabbat, kashrut, moadim, sionismo e aliyah e cessarão de estar zelosos dos Judeus (Isaías 11:13-14). De acordo a estes mesmos versos, vem o dia quando os Judeus reconhecerão a Efraím como a seus irmãos físicos da mesma maneira em que os filhos de Jacob chegaram a reconhecer a Yosef no Egito. Eles pensaram que ele era um Gentio e enquanto Yosef era um Israelita. O fato de que Judah reconheça aos não-Judeus nascidos de novo como Efraím não muda o fato de que estes, como Yosef, sejam irreconhecíveis a seus irmãos, e no entanto, bem como Yosef, Efraím é o filho de Yosef e o neto de Jacob e é um Israelita experimentando a mesma falta de reconhecimento que seu pai Yosef experimentou em Egito. Yosef os conhecia mas eles não conheciam a Yosef. Na atualidade grandes segmentos de Efraím reconhece o escolhido, nascido de novo Judah, no entanto, Judah NÃO PODE E
FREQUENTEMENTE NÃO RECONHECIA o nascido de novo EFRAIM! YHVH declara que esta vexação de Efraím por Judah chegaria a seu fim através do Messias (Isaías 11:13-14), quando Ele reunirá aos proscritos de Israel e aos dispersos de Judah de toda a terra. Note como Judah nunca foi proscrito como Efraím, somente dispersado.
Em Yochanan 10:16 Yeshua disse "tenho outras ovelhas que não são deste redil. A estas devo trazer também. E elas ouvirão minha voz e terá um só rebanho e um pastor". Note que Yeshua tinha outro rebanho Israelita que era ainda dos seus ainda antes de que Ele morresse e ressuscitasse. Ele não disse que Ele criaria um redil novo e separado chamado "a igreja" composto de pagaõs com práticas separadas substituindo à Torah algum tempo depois de Sua ressurreição. Ele disse já tenho dois rediles. Sou enviado a trazê-las e serão um rebanho ou uma Casa unida.
Yochanan conhecia a mesma verdade por virtude de seus escritos, em Yochanan (11:49-52). Declarou que quando Caifás profetizou que era bom que Yeshua morresse por Judah, Yochanan adicionou que Caifás estava profetizando que Yeshua morreria não somente por essa nação (Judah), senão também pela outrora casa de Israel que foi dispersada 721 anos antes do nascimento de Yeshua! Sabemos que esta é uma referência à Casa de Israel (dez tribos) já que ele lhes chama uma nação (povo físico), bem como filhos de Elohim! Eles foram chamados filhos de Israel porque Elohim é o Elohim de Israel e eles eram Israel ou filhos de Elohim AINDA ANTES DE QUE YESHUA FORA AO ARBOL DE KORBAN! Note que o plano revelado do Pai no verso 52 do capítulo 11 de Yochanan é o reunir a ambas nações ou casas numa só. Ainda no tempo de Yeshua, os olhos e corações da gente estavam sendo abertos à verdade sobre o feudo familiar perpetuado por Jacob, alargado por Jeroboão e Reoboão, e nos dois últimos milênios inflamados pela igreja. A batalha real Judia sobre o título de quem é Israel! A pergunta é plenamente contestada quando um se dá conta de que há somente um povo de Israel com um Elohim de
Israel e um Messias de Israel e uma Torah de Israel e que ambas Casas precisam seguir o mesmo desenho para a restauração de todo Israel num nível comum de realidade. Somente com um entendimento completo das duas Casas divididas, Israel chegará a sua rápida e merecida morte do ódio, amargura, orgulho e arrogância de que a Cristandade e o Judaísmo sentem entre si. Qualquer outra solução ao debate da Igreja vrs. o Judeu resultará em maior incompreensão entre irmãos e a perpetuação do feudo familiar começado por Jacob ao separar o direito de primogenitura entre Efraím e Judah ainda que ambos eram Israel físico e espiritual.
É confortante notar que de acordo a Isaías 49 versos 1-6 o Messias é prometido a todo Israel e é então referido como Israel, já que a restauração de Israel é a personificação e propósito primário de Sua missão. Oséias 11:1 também chama ao Messias, Israel! Em Isaías 49 verso seis, vemos o Pai perguntando se está preparado para elevar às doze tribos de Israel e trazer de volta ao redil àqueles que ainda que dispersos e perdidos como nação, seriam individualmente preservados entre os Gentios nos quatro cantos da terra para o ministério do Messias. Ele vindo. Ele procurou pelos indivíduos preservados descendendo fisicamente de Efraím e Judah e de fato restaurou a estes indivíduos. Ainda que estes preservados não saibam quem são, ainda que eles lutem, atuem, cheirem, comportem-se e se conduzam a si mesmos com todos os costumes asquerosos de seu pai Jeroboão, nosso Messias sabia onde encontrar-lhes. Ele lhes encontrou e lhes trouxe de regresso ao redil num nível individual, não um nível nacional, ainda. É suficientemente interessante, a palavra Hebraica para preservados em Isaías 49:6 é Notzrim ou Nazarenos, a qual é a palavra Hebraica moderna para Cristãos. São estes Efraimitas preservados nascidos de novo que serão reunidos no Tabernáculo reconstruído de David e regressarão ao redil de Israel como Nazarenos. Recordemos que as comunidades Messiânicas primitivas inteiras eram conhecidas como Os Nazarenos (Atos 24:5), os preservados de Israel arrependido regressando!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

YHWH É MARYAH YESHUA É MARYAH, O SENHOR YHWH

YHWH É MARYAH YESHUA É MARYAH, O SENHOR YHWH   Por Tsadok Ben Derech     III - YHWH É MARYAH   Quando o ETERNO se revelou a Moshé (Moisés) na sarça ardente, no capítulo 3 de Shemot (Êxodo), revelou-lhe Seu Nome: Moshé [Moisés] disse a Elohim: ‘Quando eu aparecer diante do povo de Yisra’el e lhes disser: O Elohim de seus ancestrais enviou-me a vocês’; e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’, o que eu lhes direi?’. Elohim disse a Moshé (Moisés): ‘Ehyeh Asher Ehyeh [Eu Sou/Serei o que Sou/Eu Serei]’ enviou-me a vocês’. Além disso, Elohim disse a Moshé [Moisés]: ‘Diga isto ao povo de Yisra’el:  יהוה [YHWH], o Elohim de seus pais, o Elohim de Avraham [Abraão], o Elohim de Yitz’chak [Isaque], e o Elohim de Ya’akov [Jacó], enviou-me a vocês’. Este é o meu nome para sempre; desejo ser lembrado dessa forma, geração após geração.” (Shemot/Êxodo 3:13-15).   O nome hebraico do ETERNO é יהוה, que transliterado para o português se torna YHWH. Este é o nome sagrado de Elohim e ninguém pode ser chamado de YHWH, exceto o próprio ETERNO. Em aramaico, o tetragrama hebraico יהוה é chamado de מריא, cuja transliteração é MARYAH. Então, MARYAH (em aramaico) equivale a YHWH (em hebraico), conforme tabela abaixo:   NOME HEBRAICO   DO   ETERNO   NOME ARAMAICO   DO   ETERNO   יהוה   מריא   Transliterado para: YHWH Transliterado para: MARYAH   Conclusão: YHWH = MARYAH.   De fato, o Tanach (Primeiras Escrituras) em aramaico substitui o tetragrama YHWH pela palavra MARYAH por quase sete mil vezes. Literalmente, MARYAH significa “Senhor Yah”, lembrando-se que “Yah” é o nome abreviado do ETERNO em hebraico (יה), tal como aparece, por exemplo, no Salmo 118: 5,14,17,18 e 19 (em hebraico). Daí, MARYAH tem o sentido de “Senhor YHWH” (Aramaic English New Testament, Andrew Gabriel Roth, Netzari Press, 2011, pg. v). Esta introdução se faz necessária para que o leitor tenha em mente que MARYAH é, em aramaico, sinônimo de YHWH, conceito vital para a compreensão de vários escritos da B’rit Chadashá que serão examinados adiante. Toda a explanação ora gizada é comprovada pelos mais renomados Dicionários e Léxicos de Aramaico:   מריאé a forma enfática usada para o sagrado nome hebraico יהוה (Lexicon to the Syriac New Testament, William Jennings, Oxford University Press, 1926, páginas 130-131).   מריא  é a forma usada somente para o SENHOR DEUS, e na Peshitta do Antigo Testamento representa o tetragrama [יהוה]. (Compendious Syriac Dictionary, R. Payne Smith, Oxford University Press, 1902; Reprinted by Wipf and Stock Publishers, 1999, página 298).   Até hoje, na liturgia da Igreja do Oriente, grupo religioso que preservou pelos últimos dois mil anos o Novo Testamento em aramaico, as orações são dirigidas a MARYAH (The Order of the Holy Qurbana for the Use of the Faithful, Abdiabne Publishers, 2001, p. 55). Preclaro aramaicista, Andrew Gabriel Roth explica que MARYAH é usado em aramaico para substituir o tetragrama YHWH, enquanto a palavra MAR significa “Senhor”. Por conseguinte, uma autoridade humana, tal como um rei, por exemplo, poderia receber o título de MAR (Senhor), porém, MARYAH é usado exclusivamente para se referir ao ETERNO, já que denota o sagrado tetragrama. Cita-se o magistério de Roth: “Ao longo de dois volumes deste trabalho, eu tenho repetido a afirmação de que o Tanach Peshitta [‘Antigo Testamento’ em aramaico]  e o Novo Testamento usam a expressão MarYah (מריא) não como um título ou a conjugação da palavra Mar (מר), que significa ‘Senhor’. Em vez disso, a palavra carrega o sagrado Nome, isto é, o ‘Tetragrama’; uma palavra composta de Mar e da forma abreviada de YHWH, que é Yah. Nesta forma, MarYah é usado apenas para substituir YHWH por quase 7.000 vezes no Tanach Peshitta. Além disso, o Novo Testamento Peshitta usa esta palavra [MarYah] todas as vezes em que a porção citada do Tanach contém YHWH, bem como a utiliza nas narrativas dos Evangelhos e nos demais escritos para claramente designar YHWH.” (Understanding why MarYah is the Aramaic Name for YHWH, Article, Andrew Gabriel Roth).   Em suma, ante todos os comentários bosquejados, conclui-se com absoluta certeza que: 1) no aramaico, o sagrado tetragrama YHWH (יהוה) é substituído pela palavra MARYAH (מריא); 2) MARYAH (aramaico) é sinônimo de YHWH (hebraico); 3) MARYAH significa “Senhor YHWH”, ou simplesmente “YHWH”; 4) no Tanach (Primeiras Escrituras) escrito em aramaico (Peshitta), usa-se MARYAH no lugar de YHWH quase 7.000 vezes; 5) na B’rit Chadashá (“Novo Testamento”) em aramaico, sempre que é citada uma passagem do Tanach contendo o tetragrama YHWH, também é usado o vocábulo MARYAH; 6) os autores da B’rit Chadashá Peshitta (“Novo Testamento” em aramaico) somente usaram a palavra MARYAH para se referir a YHWH. Vistos estes conceitos propedêuticos, analisar-se-ão várias passagens da B’rit Chadashá Peshitta em que consta o vocábulo MARYAH. Quando houver a tradução dos textos para a Língua Portuguesa, será usado YHWH no lugar de MARYAH, haja vista a sinonímia dos termos. Será feita a tradução da maneira mais literal possível, fazendo-se os ajustes necessários ao vernáculo pátrio (ficarão entre colchetes as inserções que facilitam a leitura do texto).   IV - YESHUA É MARYAH, O SENHOR YHWH   Logo no início das bessorot (boas novas) de Lucas, o escritor narra o nascimento de Yeshua e relata que um anjo de Elohim apareceu a pastores que estavam no campo, à noite, declarando-lhes o anjo que o Mashiach (Messias) é YHWH: Texto da Peshitta em aramaico (Lc 2:11):     אֵתִילֵד לכוּן גֵּיר יַומָנָא פָּרוּקָא דּאִיתַוהי מָריָא משִׁיחָא בַּמדִינתֵּה דּדַוִיד Tradução: “Porque hoje nasceu para todos vocês o Salvador, que é YHWH, o Messias, na Cidade de David”.   Conforme se percebe, o anjo anunciou que o Messias seria o próprio YHWH, em carne. Para a mentalidade semita do primeiro século, que ansiava pela vinda do Mashiach, a encarnação de YHWH era esperada, uma vez que a manifestação em carne de YHWH possui previsão na Torá. Com efeito, YHWH apareceu a Avraham (Abraão) como homem, inclusive ceando com o patriarca (Bereshit/Gênesis 18). Ademais, o ETERNO havia dito que Ele mesmo seria transpassado (Zecharyah/Zacarias 12:10), o que se coaduna com a narrativa de Yeshayahu (Isaías) 53. Por tais razões, os pastores tiveram a certeza que o Messias é YHWH em carne!   O shaliach Matityahu (Mateus) também afirmou categoricamente que o Messias é YHWH: Texto da Peshitta em aramaico (Mt 22:42,43 e 45): וֵאמַר מָנָא אָמרִין אנתּוּן עַל משִׁיחָא בַּר מַנוּ אָמרִין לֵה בַּר דַּוִיד אָמַר להוּן וַאיכַּנָא דַּוִיד בּרוּח קָרֵא לֵה מָריָא אָמַר גֵּיר אֵן הָכִיל דַּוִיד קָרֵא לֵה מָריָא אַיכַּנָא בּרֵה הוּ Tradução: “O que vocês podem dizer sobre o Messias? De quem ele é filho?” Responderam-lhe: ‘O filho de David’. [Então, replicou Yeshua:] ‘Digam vocês como David pela Ruach (Espírito) o chama de YHWH, dizendo... (...) Se David o chama de YHWH, como ele é seu filho?’”.   Na passagem citada, Yeshua rebate o argumento dos p’rushim (fariseus) e afiança que David chamou o Messias de YHWH. Ora, se quem estava travando o diálogo era Yeshua HaMashiach, então, este atribuiu a si próprio o título de YHWH. Durante o discurso de Kefá (Pedro) na festa de shavuot (“semanas”), popularmente conhecida como “pentecostes”, este concitou que os judeus se arrependessem de seus pecados e recebessem o perdão do ETERNO, “em nome de YHWH Yeshua”: Texto da Peshitta em aramaico (At 2:21,36-38) ונֵהוֵא כֻּל דּנֵקרֵא שׁמֵה דּמָריָא נִחֵא שַׁרִירָאיִת הָכִיל נֵדַּע כֻּלֵה בֵּית אִיסרָיֵל דּמָריָא וַמשִׁיחָא עַבדֵּה אַלָהָא להָנָא יֵשׁוּע דַּאנתּוּן זקַפתּוּן וכַד שׁמַעו הָלֵין אֵתגּנַחו בּלֵבּהוּן וֵאמַרו לשֵׁמעוּן וַלשַׁרכָּא דַּשׁלִיחֵא מָנָא נֵעבֵּד אַחַין אָמַר להוּן שֵׁמעוּן תּוּבו וַעמַדו אנָשׁ אנָשׁ מֵנכוּן בַּשׁמֵה דּמָריָא יֵשׁוּע לשׁוּבקָן חטָהֵא דַּתקַבּלוּן מַוהַבתָּא דּרוּחָא דּקוּדשָׁא Tradução: “e acontecerá que todo aquele que invocar o nome de YHWH será salvo”. (...)  “Saiba com certeza toda a casa de Yisra’el que YHWH fez deste Yeshua, a quem vocês executaram, Elohim e Mashiach (Messias). E, ouvindo eles isto, foram tocados em seu coração, e perguntaram a Shim’on (Simão Pedro) e aos demais emissários (“apóstolos”): Que faremos, irmãos? Shim’on (Simão Pedro) lhes respondeu: Arrependam-se e sejam imersos (“batizados”) cada um de vocês em nome de YHWH Yeshua para a remissão de seus pecados, a fim de receber o dom da Ruach HaKodesh (espírito de santidade ou Espírito Santo).”   Verifique no passuk (versículo) que Kefá atribui ao Messias um novo título: “YHWH YESHUA”. Este novo nome do ETERNO tem toda a coerência em relação ao Tanach (Primeiras Escrituras). Neste, o ETERNO recebeu vários nomes acoplados ao tetragrama, tais como YHWH ELOHIM, YHWH TS’VAOT, YHWH NISSI, YHWH SHALOM, YHWH YIRÉ, YHWH TSIDKENU, YHWH SHAMÁ, etc. Com a revelação do Mashiach, é acrescido um novo nome ao citado rol que indica a própria elohut (“divindade”) do Salvador: YHWH YESHUA. Em outras palavras, Yeshua é YHWH que se manifestou em carne, ou seja, veio como homem, morreu e ressuscitou, e agora reina como YHWH, que é UM (echad), e não dois ou três. Em momento posterior, Kefá (Pedro) pregou para Cornélio e afirmou com todas as letras que Yeshua é YHWH sobre todos: Texto da Peshitta em aramaico (At 10:36): מֵלתָא גֵּיר דּשַׁדַּר לַבנַי אִיסרָיֵל וסַבַּר אֵנוּן שׁלָמָא ושַׁינָא בּיַד יֵשׁוּע משִׁיחָא הָנַו מָריָא דּכֻל Tradução: “A palavra que ele enviou aos filhos de Yisra’el para anunciar o shalom (paz) e a tranquilidade por Yeshua, o Messias: Ele é YHWH sobre todos!”   Ya’akov HaTsadik (Tiago, o Justo), irmão de Yeshua, escreveu sobre a segunda vinda do Mashiach, aconselhando que os judeus zelosos fossem pacientes e perseverassem na fé, sem desanimar (Ya’akov/Tiago 5:7-12). Basta ler o contexto integral da carta e o pano de fundo histórico para se constatar que Ya’akov está tratando sobre o retorno de Yeshua. E eis o que é dito sobre tal retorno: Texto da Peshitta em aramaico (Tg 5:7): אַנתּוּן דֵּין אַחַי אַגַּרו רוּחכוּן עדַמָא למֵאתִיתֵה דּמָריָא אַיכ אַכָּרָא דַּמסַכֵּא לפאִרֵא יַקִירֵא דַּארעֵה ומַגַּר רוּחֵה עלַיהוּן עדַמָא דּנָסֵב מֵטרָא בּכִירָיָא וַלקִישָׁיָא Tradução: “Portanto, irmãos, sejam pacientes em espírito até a vinda de YHWH...”.   Ora, quem é o Messias que retornará? Não há dúvidas de que é Yeshua. Entretanto, Ya’akov afiança que quem retornará é o próprio YHWH. Logo, Yeshua é YHWH. Sha’ul (Paulo) também asseverou que um dia todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Yeshua é YHWH: Texto em aramaico (Fp 2:11) וכֻל לֵשָׁן נַודֵּא דּמָריָא הו יֵשׁוּע משִׁיחָא לשׁוּבחָא דַּאלָהָא אַבוּהי Tradução: “Toda língua confesse que YHWH é Yeshua HaMashiach, para glória de seu Pai Elohim”.   Analisemos o passuk (versículo) traduzido acima, cotejando-o com as Escrituras: 1) Sha’ul proclama que “YHWH é Yeshua” (Fp 2:11); 2) à luz do Tanach, o Pai é YHWH (Yeshayahu/Isaías 64:7, ou verso 8, nas versões cristãs); 3) ensina a Torá que YHWH é UM (Devarim/Deuteronômio 6:4). Logo, considerando que as Escrituras sempre proclamam o monoteísmo (YHWH é UM), como conciliá-lo com a realidade de que o Pai é YHWH e Yeshua é YHWH? A resposta é assaz singela: o ETERNO é UM, mas pode se manifestar de diversas maneiras, tais como em uma coluna de fogo, em coluna de nuvem, por meio de uma brisa suave, por trovões etc, inclusive se manifestando como o Pai, o Filho (Yeshua) e a Ruach HaKodesh (espírito de santidade/“Espírito Santo”). Lamentavelmente, muitas pessoas dizem algo que contraria as Escrituras: “o ETERNO não pode se manifestar como homem”. Ora, será que existe algo impossível para YHWH? Estes incautos querem limitar o poder do ETERNO afirmando que existem fatos que não estão ao alcance de YHWH, o que configura crasso erro. O ETERNO é o Todo-Poderoso e se manifesta quando e da forma que quiser. A Torá narra que YHWH apareceu para Avraham (Abraão) como homem (Bereshit/Gênesis 18). Inclusive, YHWH pode se manifestar simultaneamente como o Pai e como o Filho. Quando Yeshua estava no madeiro, o céu não estava vazio, sem a presença de YHWH, visto que o ETERNO é onipresente. Ou seja, YHWH se manifestava como homem e como Pai simultaneamente. Quando Sha’ul (Paulo) fala do Pai e de Yeshua (ex: I Ts 1:1), não está falando de “dois deuses” ou de duas pessoas diferentes, como pensa a doutrina da Trindade, mas sim está se referindo a duas manifestações distintas do ETERNO, que é UM. Nossa exposição é comprovada em Curintayah Álef/1ª Coríntios 8:6. Neste texto, Sha’ul (Paulo) deixa claro que YHWH é UM e que Yeshua é YHWH, ratificando a fé monoteísta apregoada pela Torá: Texto em aramaico (I Co 8:6): אֵלָא לַן דִּילַן חַד הוּ אַלָהָא אַבָא דּכֻל מֵנֵה וַחנַן בֵּה וחַד מָריָא יֵשׁוּע משִׁיחָא דּכֻל בּאִידֵה וָאפ חנַן בּאִידֵה Tradução: “todavia para nós há UM só Elohim, o Pai, de quem são todas as coisas, e nós estamos com Ele; e um só YHWH, Yeshua HaMashiach, de quem são todas as coisas, e com Ele nós estamos”.   Notemos o paralelismo de ideias na afirmativa de Sha’ul (Paulo): 1) primeiramente, afirma que Elohim, o Pai, é UM; 2) depois, afirma que Yeshua é YHWH. Ora, se sabemos que o Pai é YHWH, então, conclui-se que YHWH, o Pai, e YHWH Yeshua são UM, tal como afirmou Yeshua em Yochanan/João 10:30: “Eu e o Pai somos um (echad)”.   Também nos escritos de Yochanan (João) lemos que Filipe perguntou a Yeshua: “Senhor, mostre-nos o Pai, e isso será o suficiente para nós. Yeshua replicou: Tenho estado com vocês há tanto tempo sem que me conheçam, Filipe? Quem me viu, viu o Pai; por isso, como você pode dizer: Mostre-nos o Pai?”(Yochanan 14:8-9).   Yeshua, no diálogo acima, não disse que era um mensageiro do Pai, mas sim que quem o via estava a ver o próprio Pai. Insta repetir: Yeshua HaMashiach é a manifestação do ETERNO. Esta é a razão pela qual Sha’ul muitas vezes usa o título “YHWH, o Messias”, designando que YHWH é o Messias, e o Messias é YHWH. Não são dois, mas UM. O mencionado título é registrado, por exemplo, em Colossayah/Colossenses 3:24: Texto em aramaico: ודַעו דּמֵן מָרַן מקַבּלִיתּוּן פּוּרעָנָא בּיָרתּוּתָא למָריָא גֵּיר משִׁיחָא פָּלחִיתּוּן Tradução: “Saibam que do Mestre vocês receberão a recompensa da herança, pois servem a YHWH, o Mashiach (Messias)”.   Em Curintayah Álef/1ª Coríntios, Sha’ul deixa claro que somente pela Ruach HaKodesh (espírito de santidade/“Espírito Santo”) o ser humano pode declarar que Yeshua é YHWH. Contrario sensu, quem não reconhece que YHWH é Yeshua não fala pela Ruach Hakodesh!!! Isto é de extrema relevância, visto que muitos grupos religiosos não reconhecem que Yeshua é o ETERNO. Logo, segundo as palavras de Sha’ul, estes não têm suas falas inspiradas pela Ruach Hakodesh: Texto em aramaico de Curintayah Álef/1ª Coríntios 12:3: מֵטֻל הָנָא מַודַּע אנָא לכוּן דּלַיתּ אנָשׁ דַּברוּחָא דַּאלָהָא ממַלֵל וָאמַר דַּחרֵם הוּ יֵשׁוּע וָאפלָא אנָשׁ מֵשׁכַּח למאִמַר דּמָריָא הוּ יֵשׁוּע אֵלָא אֵן בּרוּחָא דּקוּדשָׁא Tradução: “Portanto eu explico para vocês que não existe homem que fala pela Ruach Elohim (Espírito de Elohim), e diga: ‘Yeshua é amaldiçoado!’ E não há homem que possa dizer: ‘YHWH é Yeshua’, senão pela Ruach HaKodesh”.   Está patente na Mikrá (Escritura) que aqueles que reconhecem que YHWH é Yeshua são inspirados pela Ruach Hakodesh. Já foi asseverado acima que Yeshua é YHWH manifesto em carne. Esta afirmativa é tão correta que Sha’ul chegou a dizer que com a morte do Mashiach (Messias) foi derramado o sangue do próprio ETERNO. Por tal motivo, quem come a matsá (pão ázimo) indignamente será culpado pelo corpo e pelo sangue de YHWH: Texto em aramaico de Curintayah Álef/1ª Coríntios 11:27: אַינָא הָכִיל דָּאכֵל מֵן לַחמֵה דּמָריָא ושָׁתֵא מֵן כָּסֵה ולָא שָׁוֵא לֵה מחַיַב הוּ לַדמֵה דּמָריָא וַלפַגרֵה Tradução: “De modo que qualquer que comer do pão ou beber do cálice de YHWH indignamente, será culpado do corpo e do sangue de YHWH”.   Sobre a manifestação do ETERNO em carne, além do famoso texto de Yochanan (João), capítulo 1, e dos versículos já citados, vale lembrar Ruhomayah/Romanos 9:5: Texto em aramaico: וַאבָהָתָא ומֵנהוּן אֵתחזִי משִׁיחָא בַּבסַר דּאִיתַוהי אַלָהָא דּעַל כֻּל דּלֵה תֵּשׁבּחָן ובוּרכָּן לעָלַם עָלמִין אַמִין  “de quem são os patriarcas, e dentre os quais apareceu o Mashiach em carne; que é Elohim sobre todos; para o qual são todos os louvores e bênçãos, para toda a eternidade. Amen”.   Eis outra assertiva de Sha’ul acerca da elohut de Yeshua: Texto em aramaico de Ruhomayah/Romanos 14:9: מֵטֻל הָנָא אָפ משִׁיחָא מִית וַחיָא וקָם דּהוּ נֵהוֵא מָריָא למִיתֵא וַלחַיֵא Tradução: Porque foi para isto que o Mashiach morreu e se levantou para viver [ressuscitou], para ser YHWH tanto de mortos como de vivos.   É nítida como o cristal a mensagem transmitida no texto acima, qual seja, o Mashiach é YHWH que encarnou, morreu e ressuscitou e, agora, não deve ser tratado como homem, mas sim como o próprio ETERNO. A ideia de que o Mashiach é YHWH sempre esteve presente no Tanach (Primeiras Escrituras), pois o profeta Yeshayahu (Isaías) escreveu que o Mashiach seria “o Elohim Poderoso, Pai da Eternidade” (Is 9:5-6 ou, nas versões cristãs, 6-7).  Pois bem, se o Mashiach é o Pai da Eternidade, então, Yeshua não é uma outra pessoa, senão YHWH que se manifestou em carne. Por este motivo Kefá sempre estabelece um paralelo entre o Mashiach Yeshua e o ETERNO, já que ambos são a mesma pessoa, o Senhor YHWH. Sabe-se que o autor da vida foi YHWH (Bereshit/Gênesis 1 e 2), e Kefá chama expressamente Yeshua de “autor da vida” (Ma’assei Sh’lichim/Atos 3:15). Kefá cita o profeta Yo’el (Joel) ao dizer que “todo que invocar o nome de YHWH será salvo” (Ma’assei Sh’lichim/Atos 2:21). Da mesma forma, Kefá fala que “não existe outro nome, debaixo do céu, dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”, que é o nome de Yeshua (Ma’assei Sh’lichim 4:11-12). Então, por que Kefá afirma primeiramente que a salvação vem pelo nome de YHWH e depois declara que a salvação vem pelo nome de Yeshua? Porque Yeshua é YHWH! Sha’ul utiliza idêntico raciocínio. Escreve que “todo que invocar o nome de YHWH será salvo” (Ruhomayah/Romanos 10:13), e no mesmo contexto assinala que “se você reconhecer publicamente com sua boca que Yeshua é o Senhor e confiar de coração que Elohim o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo” (Ruhomayah/Romanos 10:9). Poucas pessoas se deram conta de que a mulher adúltera não foi apedrejada, consoante prescreve a Torá (Vayikrá/Levítico 20:10), porque recebeu o perdão de Yeshua: “nem eu a condeno; agora vá e não peque mais” (vide Yochanan/João 8:1-11). Mas como Yeshua pode perdoar pecados se este poder, segundo a Torá, pertence apenas ao ETERNO? (Shemot/Êxodo 34:7) A resposta é simples: Yeshua é YHWH. Ao escrever o último livro das Escrituras, Yochanan (João) registra que YHWH é o álef e o tav (Guilyana/Apocalipse 1:8) e, posteriormente, Yeshua assevera que ele mesmo é o álef e o tav (Guilyana/Apocalipse 22:12 e 13), ou seja, Yeshua é YHWH. No mesmo sentido, o Tanach identifica YHWH como “o primeiro e o último” (Yeshayahu/Isaías 44:6), e Yeshua se autodeclara como “o primeiro e o último” (Guilyana/Apocalipse 22: 12 e 13). Para findar quaisquer dúvidas existentes, Yochanan (João) chamou Yeshua de YHWH no final do livro de Guilyana: Texto em aramaico de Guilyana/Apocalipse 22:20 (manuscrito Crawford): אָמַר כַּד מסַהֵד הָלֵין אִין אָתֵא אנָא בַּעגַל תָּא מָריָא יֵשׁוּע Tradução: Aquele que testemunha estas coisas diz: “Sim, venho brevemente!” Vem, YHWH YESHUA”.   Como se vê, o livro de Guilyana (Apocalipse) se encerra com Yochanan (João) declarando que Yeshua é o ETERNO. E assim termina a Bíblia.   Continua...  

DECLARAÇÃO DE FÉ DO JUDAÍSMO NAZARENO

DECLARAÇÃO DE FÉ DO JUDAÍSMO NAZARENO   Baseada no Estatuto de Fé do WNAE - “The Worldwide Nazarene Assembly of Elohim”/Mundial Assembleia Nazarena de Elohim       I. YHWH Cremos em YHWH, o Criador dos céus e da terra, o Elohim de Avraham (Abraão), Yits’chak (Isaque) e Ya’akov (Jacó). Cremos que YHWH é UM (echad), ou seja, apenas 1 (uma) Pessoa, e não Três. Cremos que YHWH pode se manifestar de formas plurais, conforme atesta a Torá. Cremos que YHWH revela a si próprio pelas K’numeh ou Gaunin (essências, naturezas, manifestações) do PAI, do FILHO (= a Palavra/Memra) e da RUACH HAKODESH (Espírito de santidade/Espírito Santo). Cremos que o Pai, o Filho Yeshua (Palavra) e a Ruach HaKodesh são manifestações do mesmo YHWH, que é UM (echad), razão pela qual não cremos na existência de Três Pessoas distintas (politeísmo).   II. ESCRITURAS Acreditamos que as Escrituras, que incluem tanto o Tanach (Primeiras Escrituras) quanto os Ketuvim Netsarim (Escritos Nazarenos/“Novo Testamento”), são divinamente inspiradas, constituindo a infalível Palavra de Elohim em seus textos e manuscritos originais. Cremos que as Escrituras são a única e suficiente regra de fé e prática. Cremos que nossa prática de vida deve ser baseada exclusivamente nas Escrituras, e não em preceitos humanos ou autoridades que lecionam contrariamente aos Textos Sagrados.   III. MASHIACH (MESSIAS) Acreditamos que Yeshua HaMashiach veio e, com grande alegria, esperamos por seu retorno. Ainda que sua volta possa demorar, nós nos esforçaremos para pensar em seu retorno a cada dia. Nós acreditamos que o Mashiach é a Palavra que se fez carne. Nós acreditamos que ele nasceu de uma virgem, viveu uma vida sem pecado de acordo com a Torá, realizou milagres, e foi executado para a expiação daqueles que fazem teshuvá (retorno) a YHWH, abandonando seus pecados. Cremos que, após a sua morte, YHWH ressuscitou corporalmente o Mashiach ao terceiro dia, que ascendeu ao céu e, atualmente, está sentado à direita de YHWH. Ele voltará no final desta época para inaugurar o Reino de Elohim na Terra, e governará o mundo a partir de Yerushalayim (Jerusalém) com o seu povo Israel por mil anos. Cremos que Yeshua veio como homem, apesar de ser uma das gaunin/k'numeh (essências, naturezas, manifestações) de YHWH.  Acreditamos também que o Mashiach é a Torá encarnada. Assim como a Torá é o caminho, a verdade e a luz, o Mashiach também é o caminho, a verdade e a luz.   IV. SALVAÇÃO Acreditamos que através da morte de Yeshua HaMashiach, e por causa de sua aliança de sangue conosco, nós recebemos a salvação e a redenção dos nossos pecados. Salvação significa libertação do pecado, este definido como a violação aos mandamentos da Torá de YHWH. Yeshua HaMashiach liberta o homem do pecado e o leva a cumprir a Torá com a genuína intenção do coração. A salvação vem pela emuná ("fé") em Yeshua HaMashiach através da graça, e não é obtida por meio de obras, e nem mesmo pela observância da Torá. Todavia, a verdadeira emuná ("fé") se expressa por meio da vontade e do esforço pessoal em viver e praticar os mandamentos da Torá de YHWH.  A emuná sem obediência é morta, porque não produz frutos. A salvação está disponível a todos os seres humanos, independentemente da origem genealógica. Logo, os gentios que se convertem a YHWH/Yeshua tornam-se verdadeiros israelitas, sendo-lhes conferidos direitos e obrigações pertencentes ao povo de Israel, não podendo ser discriminados pelos israelitas de sangue.   V. TORÁ (“instrução”, “ensino” ou “Lei”) A Torá da Verdade foi dada pelo Todo-Poderoso através de Moshé (Moisés). YHWH não irá aboli-la, trocá-la e nem descartá-la por outra até que o céu e a terra passem. Acreditamos que a observância da Torá é obrigação moral do homem e expressão do amor a YHWH. A Torá traz liberdade, e não escravidão. A Torá é o caminho, a verdade e a luz, e é para todas as nossas gerações e para sempre. Yeshua é a Torá Viva. Destarte, contraria a vontade de YHWH aquele que aceita a Torá, mas rejeita Yeshua. Do mesmo modo, vive em desobediência aquele que aceita Yeshua, mas rejeita a Torá. A perfeita interpretação da Torá foi dada por Yeshua HaMashiach, razão pela qual seu testemunho de vida e seus ensinamentos são essenciais para se caminhar com YHWH. Cremos que quem se converte a YHWH deve gradativamente praticar os mandamentos da Torá, santificando-se cada vez mais em busca da elevação espiritual.   VI. A ÚNICA EMUNÁ ("FÉ") Nós acreditamos que há uma fé que certa vez foi entregue aos santificados do povo de Israel. Nós acreditamos que o Mashiach não veio para criar uma nova religião, mas para ser o Mashiach de Israel, cujo povo recebeu a única fé. Nós acreditamos que o Judaísmo Nazareno é definido como o ramo do Judaísmo cujos ensinos, doutrinas e práticas foram vivenciados por Yeshua HaMashiach e seus primeiros talmidim (discípulos). Rejeitamos a “judeulatria”, ou seja, a incorporação de tradições e ensinos rabínicos sem a prévia investigação crítica à luz das Escrituras. Vale lembrar que Yeshua combateu doutrinas e tradições farisaicas antibíblicas, o que deve nos servir de constante alerta. Por outro lado, também repudiamos a “judeufobia”, que é a disseminação do ódio contra o povo de Israel (antissemitismo). Cremos nas manifestações sobrenaturais de YHWH, bem como na existência de dons espirituais: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, dons de curar, realização de milagres, profecia, discernimento espiritual, diversidade de línguas e interpretação de línguas. Entretanto, sabemos que existem milagres operados por falsos profetas, razão pela qual rejeitamos manifestações espirituais operadas por HaSatan (Satanás) e seus shedim (demônios). O Judaísmo Nazareno legítimo busca praticar a fé do Judaísmo bíblico ensinado por Yeshua e seus originais sh’lichim (emissários), em consonância com o Tanach (Primeiras Escrituras) e os Ketuvim Netsarim (Escritos Nazarenos/“Novo Testamento”).

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Semiramis e o Natal

Semiramis e o Natal



O Público trazia há dias um artigo alegadamente científico, ligando a tradição do 25 de Dezembro à consagração da maior estátua ao Deus do Sol - o Colosso de Rodes. Como a provável data da consagração foi 283 AC e nesse ano o solstício ocorreu em Rodes por volta do nascer do Sol do dia 25 de Dezembro, esse seria o acontecimento-chave do início dessa tradição. Todas estas “descobertas” históricas eram o resultado de uma profunda investigação.



Certa feita, duas anciãs, moradoras próximas do monte Ararat, começaram a contar uma história muito curiosa para um viajante demasiado curioso. Informou penosamente as anciãs que, de acordo com as tradições daquela aldeia e de todo o Crescente Fértil, aliás coincidentes com as das Escrituras, Ham (Cam), filho de Noah (Noé), havia tido um filho chamado Cush que desposara Semiramis. Cush e Semiramis tiveram então um filho chamado Nimrod (também conhecido por Ninus). Depois da morte de seu pai, Nimrod casara com a mãe e tornara-se um rei poderoso. Nimrod fora o construtor de diversas cidades (como Nínive) e da Torre de Bavel (a Semiramis também foi atribuída a construção dos jardins suspensos da Babilônia).

Continuando a sua narração, a anciã, foi acrescentando que quando Nimrod foi morto, Semiramis proclamara que Nimrod tinha subido ao céu. Mais tarde, após alguns desregramentos domésticos que a decência e os bons costumes me impedem de revelar, tivera um filho, ilegítimo, concebido “sem pecado” (como Jesus), a quem chamara Tamuz, também conhecido por Baal. Para evitar falatórios, Semiramis pôs a correr que ele era Nimrod reencarnado. Quando Tamuz morreu, num acidente de caça, Semiramis igualmente proclamou que aquele havia subido aos céus e se tornara Elohim. A sinceridade que a anciã punha nas suas palavras era garante seguro da veracidade da história. Nem por um momento teve dúvidas.
A mãe, Semiramis, era figurada como A Rainha dos Céus com o filho, Tamuz, nos braços. Várias religiões antigas contam este fato. Os nomes podem variar mas a história é a mesma. Esta religião, começada com Semiramis, tornou-se mãe de todas as religiões do mundo oriental. Numerosos monumentos babilônicos mostram a Deusa-mãe Semiramis com o filho nos braços. O culto desta figura (mãe e filho) disseminou-se, sob diversos nomes, por todo o mundo antigo. Semiramis e Tamuz, Isis e Hórus, Maria e Jesus.
O filho era exibido apenas como uma criança nos braços da mãe, enquanto que os artistas se aplicavam em favorecer a imagem da mãe, tentando mostrar a beleza exótica atribuída a Semiramis durante a sua vida. Beleza, força, sabedoria, orgulho indomável, resolução inquebrantável e voluptuosidade eram os seus atributos principais. Por exemplo, Catarina II da Rússia, talvez menos pela sua energia política que pela sua vida íntima, turbulenta e lasciva, foi rotulada como a Semiramis do Norte.
Foi então que veio a grande revelação. O 25 de Dezembro era celebrado como nascimento de Tamuz! Na antiguidade caldaica, 25 de Dezembro era conhecido pelo dia da criança, o dia do nascimento de Tamuz, o Deus do sol. A noite anterior era a “noite da mãe”, em honra de Semiramis, hoje “véspera de Natal”.
O nome Semiramis é a forma helenizada do nome sumério "Sammur-amat", ou "dádiva do mar." Também era conhecida por Ishtar que deu a palavra "Easter" (Páscoa em inglês) e Este (onde nasce o Sol). Os ritos da Primavera, 9 meses antes do nascimento do Sol do Inverno, foram os precursores da Páscoa cristã. Os Romanos chamavam-na Astarte e os Fenícios usavam Asher.
Em Israel era conhecida por Ashtaroth. A religião judaica, muito circunspecta e pouco dada a tratos de carnes, votava um ódio de morte à religião criada por Semiramis. Ao longo da sua história milenar centenas de vezes o povo de Israel caiu nas tentações idólatras atraído pelo suave e lascivo perfume da religião de Semiramis.
A gestação do cristianismo foi um fenômeno longo no tempo e no espaço. Se os seus ensinamentos morais eram a resposta que os deserdados pretendiam face à crise social e de valores do mundo antigo, o seu ritual e os aspectos lúdicos da sua liturgia entroncam nas religiões do médio oriente, transplantadas para Roma após as conquistas.
Os romanos tinham a "Festa da Saturnalia" em honra de Saturno. Este festival era celebrado entre 17 e 23 de Dezembro. Nos últimos dois dias trocavam-se presentes em honra de Saturno. Em 25 de Dezembro era a celebração do nascimento do sol invencível (Natalis Solis Invicti).
Posteriormente, à medida que as tradições romanas iam sendo suplantadas pelas tradições orientais importadas, os maiores festejos realizavam-se em honra da deidade Mitra, cujo nascimento se comemorava a 25 de Dezembro. O culto de Mitra, o deus do sol, da luz e da retidão, penetrou em Roma no 1º século AC. Mitra era o correspondente iraniano do babilônico Tamuz.
A data entrou no calendário civil romano em 274, quando o Imperador Aureliano declarou aquele dia o maior feriado em Roma. A data assinalava a festa mitraista do Natalis Solis Invicti.
Aureliano ao acabar com a insurreição de Palmira e do Oriente e trazer a sua rainha Zenóbia para Roma, enterrou, em contrapartida e definitivamente, as tradições romanas do culto da família e das virtudes que haviam feito a grandeza da república, mas que foram perdendo influência à medida que o poder de Roma se estendia ao mundo conhecido.
A escolha do dia 25 de Dezembro como data de comemoração do nascimento de Cristo nada teve, portanto, de arbitrária. Ao colocar, de uma vez por todas, o nascimento de Cristo a meio das antiquíssimas festividades pagãs do solstício do Inverno, a Igreja Cristã tinha a esperança de as absorver e de as converter, o que veio efetivamente a acontecer. Mas se a Igreja ganhou ao transformar aquela festividade na comemoração mais importante da liturgia cristã, teve que aceitar a aculturação resultante da importação de muitos símbolos das religiões antigas.
Foi assim que no século IV, o 25 de Dezembro passou a ser a festa do "Dies Natalis Domini", por decreto papal. A partir daí não há dúvidas e a história está tranqüila.
A gestação do cristianismo durou vários séculos num meio político que o hostilizava. A religião cristã acabou por incorporar na sua liturgia imensos símbolos das religiões que a precederam – a Virgem e o menino, o Natal, a Páscoa, o halo que se perfila por detrás da cabeça de Cristo (posteriormente alargado às representações dos santos), que representa uma reminiscência simbólica do sol invencível, etc..
Contrariamente às pretensões dos cientistas britânicos, o Natal, assim como outras ocorrências da liturgia cristã, não começou com a consagração do colosso de Rodes, há 2300 anos. Começou há muitos milênios, no seio das primeiras religiões do médio oriente, ligado ao culto solar sob diversas formas e sentimentos. Continuou, adaptando-se ao sabor das alterações políticas e religiosas, incorporando ou rejeitando símbolos e conceitos, mas comemorando sempre o 25 de Dezembro e a sua véspera.

O NATAL PARTE 2

IMPORTANTE: Na loja maçônica, o papai Noel é o segundo vigilante, a segunda pessoa mais importante da hierarquia. Ele substitui o Grão Mestre quando necessário. Aqui fora, este segundo vigilante chamado papai Noel, está substituindo o Grande Mestre Yeshua há Maschiach nos shoppings, nos lares, nas igrejas, e até nas vidas das pessoas.
Sua mitologia foi criada exatamente à semelhança de Yeshua para que as pessoas pudessem aceitar o personagem sem maiores problemas.
Confira a tabela comparativa abaixo, extraída da publicação “The Good Newsletter, de Former Catholics for Christ, out/nov/dez 1997.”

Papai Noel x Yeshua
1.Tem os cabelos brancos como a lã (Apocalipse 1:14) Tem os cabelos brancos como a lã
2. Tem barba (Isaías 50:6) Tem barba
3. Veste um manto vermelho (Apocalipse 19:13) Veste-se de vermelho
4. A hora da sua vinda é surpresa (Lucas 12:40; Marcos 13:33) A hora da sua vinda é surpresa
5. Vem do norte, onde vive (Ezequiel 1:4; Salmos 48:2) Vem do Pólo Norte, onde vive
6. Trabalhou como carpinteiro (Marcos 6:3) Fabrica brinquedos de madeira
7. Vem como o ladrão de noite (Mateus 24:43-44) Vem como o ladrão de noite; entra na casa como um ladrão
8. Vive para todo o sempre (Apocalipse 1:8; 21:6) Vive para sempre
9. Vive naqueles que o receberam (1 Coríntios 3:16; 2 Coríntios 6:16-17) Vive no coração das crianças
10. Distribui dons (Efésios 4:8) Distribui presentes
11. É a verdade absoluta (João 14:6) (Efésios 4:8) Fábula absoluta (1 Timóteo 1:4; 4:7; 2 Timóteo 4:4)
12. Senta-se em um trono (Apocalipse 5:1; Hebreus 1:8) Senta-se em um trono
13 Um de seus mandamentos é que os filhos honrem aos pais Diz às crianças para obedecerem aos pais
15. Convida as crianças a irem a ele (Marcos 10:14) Convida as crianças a irem a ele
16. Julga (Romanos 14:10; Mateus 25:31-46) Julga se a criança foi boa ou má
17. Pai da Eternidade (Isaías 9:6) Papai Noel (Pai do Natal)
18. Menino Yeshua (Mateus 1:23; Lucas 2:11-12) Kris Kringle (significa Menino Cristo)
19. Intercessor nas orações (Apocalipse 5:12-14; Hebreus 1:6) As crianças adoram e rezam a São Nicolau
20. Príncipe dos Exércitos (Malaquias 3:5; Isaías 8:13; Salmos 24:10) Senhor de um exército de elfos (na tradição druídica, os elfos eram demônios ou espíritos das árvores)
21. Elohim diz, "Eh! Eh! ... (Zacarias 2:6) Papai Noel diz "Ho, ho..."

4- O PERIGO DA IDOLATRIA -
Na bíblia temos mais de mil versículos falando direta ou indiretamente contra a idolatria, principalmente contra o deus BAAL, que nada mais é que o deus SOL para os judeus.
Está escrito: Ezequiel 6: 4-5 (Profecia escrita há 2600 anos contra o povo que Elohim tanta amou e ainda ama, mas buscaram a morte pela desobediência a Elohim, adorando o deus SOL (BAAL), este mesmo da festa de São João e de Natal. Profecia cumprida durante a segunda guerra mundial. Foto do holocausto.)
E serão assolados os vossos altares, E QUEBRADAS AS VOSSAS IMAGENS DO SOL E DERRUBAREI OS VOSSOS MORTOS. DIANTE DOS VOSSOS ÍDOLOS. E POREI OS VOSSOS CADÁVERES DOS FILHOS DE ISRAEL DIANTE DOS SEUS ÍDOLOS; e ESPALHAREI OS VOSSOS OSSOS EM REDOR DE VOSSOS ALTARES.
Comentário: ADOLF HITLER era maçom da maçonaria inglesa (antigos Cavaleiros Templários) da sociedade Secreta Thule, Irmandade da Morte. Ele foi preparado para chegar ao poder sem nunca ter sido vereador, prefeito, deputado ou senador. Foi preparado para matar os MAÇONS FRANCESES (antigo Priorado de Sião), para vingar a morte dos cavaleiros templários na sexta feira 13 de outubro de 1307. Alimentaram esta vingança por 638 anos. Assim incluíram neste grande sacrifício humano a satanás, os negros, os deficientes físicos e mentais, os ciganos, os homossexuais, etc
Monumento na cidade de Eliat em Israel. Pirâmide = deus SOL = GADU
Está escrito em Ezequiel 8: 15-18 ‘E disse-me: Vês isto, filho do homem? Ainda tornarás a ver ABOMINAÇÕES MAIORES do que estas. E levou-me para o átrio interior da casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR, e com os rostos para o oriente; e eles, virados para o oriente ADORAVAM O SOL. Então me disse: Vês isto, filho do homem? Há porventura COISA MAIS LEVIANA para a casa de Judá, do que tais abominações, que fazem aqui? Havendo ENCHIDO A TERRA DE VIOLÊNCIA, TORNAM A IRRITAR-ME; e ei-los a chegar o RAMO (de acácia) AO SEU NARIZ. (funeral maçônico). 18 Por isso também eu os tratarei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, contudo NÃO OS OUVIREI”
A maçonaria adora o deus SOL. Albert Pike, o maior maçom de todos os tempos, no livro Morals and Dogma:
A Maçonaria adora a natureza, especialmente o SOL pg 718, Vigésimo Oitavo Grau; pg 718 e 776, Vigésimo Oitavo Grau; pg 643-4, 672

Está escrito: Romanos 1: 25: ‘Pois MUDARAM A VERDADE DE ELOHIM, e honraram e serviram mais a CRIATURA (Sol, Lua, Homens, Animais, etc) criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém’
OBS: observem como os MAÇONS, adoradores do SOL sempre mudam a verdade de Deus em mentira. A festa de natal é mais uma destas mentiras.

5- A DATA
Segundo os estudos do Pr David de Souza.
"Naqueles dias foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se." (Lucas 2.1)
“Em primeiro lugar, não há nenhum registro nas escrituras que seja claro e específico sobre uma data exata em que YESHUA tenha nascido. As indicações apontam apenas para um tempo aproximado.
O ponto de partida é em Lucas 1.5, que declara: "Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias (marido de Isabel e pai de YOHANAM (João Batista), do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão, e se chamava Isabel. Ainda no capítulo 1, vemos que Isabel engravidou de João Batista logo após o exercício do turno de seu marido.”

A Palavra nos mostra que o anjo Gavriel apareceu a Mirian e lhe fez a promessa do nascimento de Yeshua, que foi concebido 6 meses após Yohanam.
Está escrito: Lucas 1: 35-36: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti a Ruach há Kodesh (Espírito Santo), e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Elohim. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;

A chave para encontrarmos uma data aproximada do nascimento de Jesus está em retornarmos ao Antigo Testamento e identificar quando foi estabelecido o turno de Abias.
I Crônicas 24.7 a 18, nos mostra que David havia estabelecido um total de 24 turnos de 15 dias cada, durante o período de um ano. (atualmente: 12 turnos = meses de 30 dias) O turno de Abias era o oitavo, como nos mostra o trecho entre os versículos 7 e 10: “Saiu a primeira sorte a Jeoiaribe, a segunda a Jedaías, a terceira a Harim, a quarta a Seorim, a quinta a Malquias, a sexta a Miamim, sétima a Coz, a oitava a Abias.”
Mesmo após ministrar no Tabernáculo de David, os sacerdotes continuaram com sua tarefa no Templo de Shlomo – obedecendo a mesma ordem - e até a destruição do Templo de Yerushalaim por Herodes, em 70 A.C. Na prática, significa que a divisão por turnos ainda era seguida nos dias do nascimento de Yeshua. Portanto, para localizarmos a data do Natal em nosso calendário, devemos primeiro situá-la no calendário judaico a partir da ordem dos turnos dos sacerdotes até chegar ao oitavo, que era o de Abias.
A primeira indicação sobre o período de funcionamento dos turnos sacerdotais está em Êxodo 12. 1 e 2: “Disse o Senhor a Mosheh e a Aron na Terra do Egito: este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.” Esse primeiro do mês do ano do calendário religioso judaico está expresso a partir da primeira Pessach, em Levítico 23.5: “No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Pessach do Senhor.”
Sabemos que a Pessach é uma festa móvel que, ano após ano, muda de data. Assim, comparando Levítico e Êxodo, é possível afirmar que o primeiro mês do calendário religioso judaico – quando começavam os turnos dos sacerdotes - coincide ao bimestre março e abril no nosso calendário.
Assim, ao final do turno de Abias, que seria em junho/julho, João Batista é gerado e, 6 meses depois, por volta de dezembro/janeiro, Jesus é gerado. Compare os períodos na tabela dos turnos.

Se considerarmos a geração de Yeshua nesse período e um ciclo normal de gravidez (9 meses), é possível concluir que Yeshua nasceu entre setembro e outubro, exatamente quando era celebrada pelo povo judeu a Festa dos Tabernáculos.
Isso não é pura coincidência, pois em João 1.14 lemos: "E o VERBO (Yeshua fez carne, e habitou (no grego: tabernaculou) entre nós, cheio de favor e de verdade, e vimos a sua Kevod (glória), Kevod como do unigênito do Pai"
Outra comprovação de que a data de seu nascimento não poderia ser em 25 de dezembro nos é dada em Lucas 1:8: "Naquela mesma região, pastores que viviam nos campos guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite".
No hemisfério Norte, dezembro cai exatamente no inverno, que até hoje é bastante rigoroso. Os pastores não tinham o costume e até os dias atuais não têm, de ficar no campo expostos ao frio guardando as ovelhas. Para fugir das baixas temperaturas, colocavam as ovelhas em apriscos.

Em outra passagem de Lucas, capítulo 2, versículo 1, temos outra importante pista: "Naqueles dias foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se".
Historicamente, os imperadores nunca convocaram o povo para um recenseamento no inverno, pois sabiam que muitas pessoas seriam impossibilitadas de viajar devido aos rigores do frio.

Creio que a Kehilat (igreja) de Yeshua precisa valorizar aquilo que Elohim valoria em sua Palavra. É óbvio o fato de que nem o próprio Yeshua e tampouco os discípulos da congregação primitiva comemoraram sequer uma única vez o seu aniversário.
Também não encontramos nenhuma referência bíblica sobre o estabelecimento de uma data na qual fosse lembrado o "aniversário de Jesus". Na verdade, a única celebração que o próprio Yeshua ordenou a seus discípulos guardarem como memorial foi a "Comunhão", ou "Ceia do Senhor" (I Co 11.23-26) a Pessach.

6- ÁRVORE
Um dos maiores costumes do final de ano é enfeitar a árvore ou pinheiro de Natal. Mas, segundo enciclopédias, a árvore era separada como objeto de adoração por povos na Europa Central, principalmente na Escandinávia, região que compreende Suécia e Noruega.
Um dos deuses dessa região era Thor, que recebia SACRIFÍCIOS HUMANOS que lhe eram oferecidos sempre ao pé de uma árvore frondosa. Quando esses povos se tornaram “cristãos”, fizeram das árvores de folhas duras (pinheiros, ciprestes, etc.) um elemento constante em suas festividades, transportando para dentro de si um costume pagão.
Uma edição do jornal Folha de São Paulo, de dezembro de 1996, explica: "A primeira árvore de Natal foi mostrada em visão ao missionário inglês Winfrid, mais tarde chamado de São Bonifácio. Há 1200 anos, Winfrid viajava pela Alemanha, quando encontrou um grupo de druidas (feiticeiros dos povos gauleses) à sombra de um carvalho, preparando-se para sacrificar o jovem príncipe Asulf ao deus Thor, cuja árvore sagrada era o carvalho (um tipo de pinheiro). Winfrid interrompeu o sacrifício e derrubou aquela árvore sanguinária. Imediatamente surgiu um pequeno pinheiro no mesmo lugar, e Winfrid disse que o mesmo seria a nova ‘árvore sagrada’, a árvore da vida, representando o próprio “Cristo”. Este seria o início do costume de decorar as árvores de Natal."
Esta mesma história é contada PÓS-DILÚVIO. Cam foi o filho amaldiçoado por Nóe por tê-lo visto nu e zombado do pai. Cam gerou a Ninrode que se casou com Semíramis. Ninrode foi idolatrado como deus SOL, sendo depois esquartejado pelos filhos de Noé, pois levantou novamente a idolatria no mundo, tentando criar pela primeira vez um governo mundial único entorno da torre de Babel (babilônia). Com a morte de Ninrode, Semíramis casou com o próprio filho Thamuz. Thamuz morreu numa floresta e, onde estava o seu corpo, nasceu um pinheiro que passou a ser idolatrado como a reencarnação do deus SOL. Passaram a sacrificar seres humanos aos pés destes pinheiros em adoração ao deus SOL. Daí em diante levaram os pinheiros pra dentro das casas na época de comemorar o nascimento do deus SOL, neste caso Thamuz. Semíramis passou a ser a mãe das abominações.

Segundo o livro O PODER SECRETO do economista Armindo Abreu, na página 313 esta deusa pagã SEMÍRAMIS possui 108 nomes catalogados. É a mesma da estátua da liberdade, a mesma da Justiça, aquela mulher que está nas cédulas e moedas brasileiras.

A Palavra de Elohim nos CONFIRMA que as ÁRVORES eram usadas por povos pagãos como objetos de adoração.
Está escrito: Isaías 44.14,17 diz: "Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo a escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro e a chuva o faz crescer. ... Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: livra-me porque tu és meu Elohim".

A enciclopédia Barsa afirma que "a árvore de Natal é de origem germânica, datada do tempo de São Bonifácio (cerca de 800 D.C). Foi adotada para substituir os SACRIFÍCIS, que eram feitos com oferendas e orgias sexuais, ao carvalho sagrado do Odin, adotando-se uma árvore em homenagem ao Deus-Menino". Ou seja, tomaram a árvore, que era o que havia de mais sagrado ao demônio Odin, e a transportaram para ser um símbolo do Natal daquele que é o verdadeiro Elohim e Senhor.

Você pode enfeitá-la, ornamentá-la, tentando até identificar os ornamentos como
símbolos da luz e paz, porém saiba: no princípio de tudo, aquela árvore foi oferecida a Odin, que é uma figura do próprio Satanás.

Está escrito: Zacarias 6: 13 e 14
Então sabereis que eu sou o SENHOR, quando os seus mortos estiverem no meio dos seus ídolos, em redor dos seus altares, em todo o outeiro alto, em todos os cumes dos montes, e DEBAIXO DE TODA ÁRVORE VERDE, E DEBAIXO DE TODO CARVALHO FRONDOSO, no lugar onde ofereciam cheiro suave a todos os seus ídolos. E estenderei a minha mão sobre eles, e farei a terra desolada, e mais devastada do que o deserto do lado de Dibla, em todas as suas habitações; e saberão que eu sou o SENHOR.

7- GUIRLANDAS
Coroa de Azevinho.Também conhecida como coroa de Natal, com a qual se enfeitam as portas de tantos lares, é também costume pagão de decorar residências.

8- COMERCIALIZAÇÃO “Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça.” (Salmos 119:36).
O natal tornou-se uma ocasião em que a maioria das pessoas gasta muito, comendo e bebendo acima dos limites, e comprando o que não podem, por serem movidas por um sentimento quase de "obrigação" de dar um presente a alguém.
O consumismo exagerado dessa época entra em choque com o domínio próprio e com a singeleza recomendados nas escrituras. E é justamente o contrário que encontramos no mundo, pois o que se vê é gente se endividando pelo resto do ano para manter a fantasia do natal. Será que podemos afirmar que Elohim está nisso?
Um fato interessante é o que está acontecendo até mesmo em países onde o cristianismo é abertamente perseguido. Em algumas destas nações, o Natal já está sendo comemorado como uma festa de fraternidade humana e de confraternização.
Apesar de serem países pagãos, em que há uma minoria de cristãos, no mês de dezembro as ruas se enchem de gente fazendo compras, colocando uma árvore de natal em suas casas e também exaltando a figura de Papai Noel.

9- GLUTONARIA
Um grande banquete deveria ser feito. A glutonaria era tão estimulada nessas festas que já existia um lugar reservado para vomitar. As pessoas comiam, comiam, vomitavam e voltavam a comer. O que acontece hoje? Todas as famílias têm que fazer uma ceia. E por que comer e beber? Porque é um sinal de aliança. O banquete dos solstícios tinha início à meia noite. A que horas começa a ceia de Natal? Meia noite também. Celebrar o Natal com banquetes é dizer que está fazendo aliança com Talmuz, com Ninrode e os deuses da Babilônia. Não podemos participar da bênção e da maldição (I Coríntios 10: 6 ao 14).

10- ORIENTAÇÃO

Que bom que o nosso Elohim é misericordioso e nos transforma a cada dia. Aqui se encontram alguns procedimentos que devemos tomar:

1. Tirá-la totalmente do nosso coração. Lança fora toda dependência sentimental da data do “Sol invictus” (25 de dezembro).

2. Instruirmos nossos filhos e discípulos “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

3. Livramos-nos de todo enfeite com motivos natalinos, pois sabemos suas origens.

4. Não ficamos sujeitos financeiramente à comida importadas típicas. É um dia como qualquer outro.

5. Resistimos ao espírito satânico de gastos no Natal, principalmente se houver dívidas. Vigiar as “ofertas do Papai Noel”. Só devemos comprar o necessário. Mamon, demônio das riquezas, criou dependência na mente humana onde as pessoas têm de estar nas festividades de fim de ano com casa nova, roupa nova etc. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um, e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a YHWH e às riquezas.” (Mateus 6:24)

6. Devemos aproveitar a data (“Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade” - Colossenses 4:5)
9. “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja boa, agradável e perfeita vontade de Elohim.” (Romanos 12: 2)

OBS: Concluímos que a festa de natal é uma festa pagã como o carnaval.
Está escrito - Oséias 4:6 – “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”
|

O NATAL

A MAIDIÇÃO DO NATAL
|

NATAL É A FESTA DE ADORAÇÃO AO DEUS SOL (SOLSTÍCIO DE INVERNO). PAPAI NOEL É O BISPO CATÓLICO SÂO NICOLAU DE MITRA.

Em nenhum momento Yeshua pede que se comemore o seu nascimento e, pelo contrário, pede que celebremos a Ceia do Senhor (Pessach) é que Ele volte, relembrando a sua morte e ressurreição. Após vários anos enganando os cristãos despreparados, o paganismo assume a adoração única e exclusiva de papai Noel. Dê uma passagem pelos shoppings.
O cenário montado em torno do Natal é outra situação fora da nossa realidade. Guirlandas, neve e frio, chaminés, e tantos outros objetos típicos não têm nenhuma relação com o Oriente Médio onde Yeshuas nasceu, mas com a Europa, lugar onde São Nicolau ganhou status de "santo". Chega a ser ridículo ver brasileiros vestidos em roupas de inverno europeu, sob o intenso calor do verão tropical.
Muito pelo contrário, as Palavras de Elohim condenam tais comemorações. Está escrito:
Timóteo 1:4 Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Elohim, que consiste na fé; assim o faço agora.

1 Timóteo 4:7 “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade”
2 Timóteo 4:4 “E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”
2 Pedro 1:16 “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Yeshua, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade,

1- INTRODUÇÃO
A história do natal começa na verdade pelo menos há alguns milênios antes do nascimento de Yeshua. É tão antiga quanto à civilização Babilônica e Persa.
Babilônia - Após o dilúvio, um descendente amaldiçoado de Noé chamado Cam, gerou Cush que gerou Ninrode que foi um rei que queria unificar o mundo entorno de uma torre chamada de BABEL (Babilônia). NINRODE era celebrado como deus SOL, a quem foi dado o título de Baal (Meu Senhor). A sua esposa SEMÍRAMIS foi consagrada como deusa LUA, a quem foi dado o título de Baali (Minha ou Nossa Senhora). O filho deles era o deus THAMUZ, que após a morte do pai Ninrode, veio se casar com sua mãe.
O economista Armindo Abreu, nas diversas fontes citadas na sua obra O PODER SECRETO, edição 2005, destacam-se no capítulo 15, paginas 297-363 - A misteriosa “Fraternidade Babilônica” QUE NADA MAIS SERIA QUE O EMBRIÃO DAS ANTIGAS E MÍSTICAS SOCIEDADES SECRETAS ATUAIS.
Vejam agora algumas identidades alternativas para Ninrode: Adad; Adam; Adão; Adônis; Alcides; Amen-Ra; Anu; Átis ou Attís; Baal; Bacchus; Baco; Bali; Beddru; Bell; Bremhillahm; Cadmos; Caos (maçonaria usa muito a expressão: ORDO AB CHAO); Cronos; Deoius; Deva Tat; Dionísio; Eannus; El-Khidir; Enlil; Eros; Fohi; Gentaut; Hércules; Hermes; Hesus; Hórus; Ischi; Indra; Iswara; Ixion; Jano; Janus; Jao; Jesus e João Batista (introduzidos pelo catolicismo quando paganizaram); Krisna; Krst; Mammom; Mercúrio; Meu Senhor; Micado; MITRA; Mitras; Moloch; ninus;Odínio; Osiris; Prometeus; Quetzalcoatl; quirinus; Salivahana; Sammonocadam; são Jorge; saturno; Senhor da Vida e da morte; SOL; Thamuz; Taut; Thor; Tien; Virisana; Xamolxis; Zoar; Zoroastro.
Armindo Abreu cita uma ampla gama de NOMES E EXPRESSÕES QUE IDENTIFICA a deusa da religião babilônica SEMÍRAMIS, a deusa LUA. Entre os vários encontrados ou identificados nesta obra, destacam-se (em ordem alfabética):


Afrodite; Anahita; Anat; Angerona; Antu; Artemísia; Ashera (Azera); Asherah; Asherat; Ashtar; Ashtart; Ashtoteth; Asit; Astart; Astarte; Astoreth; Astorga; Attar; Arthena; Attoret; Auset; Baali; Baalat; Baalath; Baalatt-Gebal; Baphomet; Barati; Ceres; Cibele; Deméter; Diana; Estátua da Liberdade; Estrela Brilhante da Manhã; Estrela da Manhã; Eulogia; Eva; Freija; Frigg; Gaia; Grande Mãe Terra; Hamalieil; Hathor; Hecate; Hera; Inanna; Innin; Io; Ishara; Ishtar; Isis; Istar; Juno; Kali; Lilith; Lua; Lucifera; Luna; Mari; Maria; Maria Betânia; Maria Madalena; Madona; Madonna; Matrona; Minha Senhora; Minerva; Mistério da Babilônia; Mulher Escarlate; Mut; Nana; Ninkharsa; Noiva do Homem Verde; Nossa Querida Senhora; Nossa Senhora da Luz; Nut; Ostara (deusa da páscoa com os seus coelhinhos); Rainha do Céu; Rainha do Mar (Iemanjá); Rainha do Mundo; Rainha do Submundo; Rhea; Sachat; Salem; Sara Kali; Sekhemet; Semi-Rama-Isis; Semi-Ramis; Semiramis; Semiramis A VIUVA (os maçons se identificam como filhos da viúva); Shachat; Shalem; A Mãe de Todas as Prostitutas e Abominações da Terra, e sobre sua testa estava escrito um nome: Mistério, A Grande da Babilônia (apocalipse 17); Sophia; Stella Maris; Uarchet; Uatchet; Ua Zit; Umm Attar; Vênus; Virgem Celestial; Virgem do Lago; Virgem Mãe dos Deuses; Virgem Negra; Virgem que Chora; Virgo
OBS: Muitos destes deuses são andróginos, existindo os seus nomes como masculinos e feminino como nos casos de Baal, Baphomet, etc...
Está escrito: Isaias 42: 8 – “Eu sou o YHVH; este é o meu nome; a minha Kevod, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor dividirei com imagens de escultura”

Os Persas comemoravam o nascimento do deus Mitra que representava o SOL e, ao longo do século 2, tornou-se uma das divindades mais respeitadas entre os romanos. O natal para eles tem um sentido bem prático: CELEBRAR O SOLSTÍCIO DE INVERNO, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, que acontece no final de dezembro. Dessa madrugada em diante, o SOL fica cada vez mais tempo no céu, até o auge do verão. É o ponto de virada DAS TREVAS PARA A LUZ. (a mesma expressão usada na maçonaria, quando se pergunta: de onde vens?).
Na Mesopotâmia a celebração durava 12 dias e o deus SOL era o deus Marduk.
Já os gregos aproveitavam o solstício para cultuar deus Dionísio, o deus do vinho e da vida mansa.
Os Egípcios relembravam a passagem do deus SOL, On ou Osíris para o mundo dos mortos.
Alguns Judeus pagãos abandonaram o Elohim verdadeiro de seus pais (Abraão, Isaac e Jacó) e passaram a adorar o deus SOL que chamavam de BAAL, que era o deus principal na área em torno de Judéia.
Na Ásia Menor o deus SOL era Attis.
Na Síria o deus SOL era o deus Adonis.
Na Grã-Bretanha, os povos antigos comemoravam o forrobodó em volta do Stonehenge (3100 a.C.) para marcar a trajetória do SOL ao longo do ano, portanto mais uma festa de adoração ao deus SOL.
Os Nórdicos faziam uma festa ao solstício Yule. O presunto, a ceia, a decoração colorida das casas e a árvore de natal foram tradições que nos deixaram.

MUITO IMPORTANTE: PRESTE ATENÇÃO.
Em Roma adoravam o deus Mitra dos persas, realizando uma semana de farras e orgias chamadas de SATURNÁLIA, que também servia para sacrificar ao deus Saturno. Dentro das casas todos se felicitavam, comiam e trocavam presentes. Neste momento crescia em Roma os seguidores de Yeshua que até então só celebravam a morte e a ressurreição do Maschiach (Pessach).
Em 221 dC. o historiador cristão Sextus Julius Africanus teve a sacada: cravou o aniversário de “Jesus Cristo” no nascimento do deus Mitra, dia 25 de dezembro. Quando o cristianismo virou uma RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO (Catolicismo), a igreja aceitou a proposta e, a partir do século IV, o Festival do SOL Invicto começou mudar de homenageado. Associado ao deus SOL, Jesus assumiu a forma de luz que traria a salvação para a humanidade. (A Verdadeira História do Natal - Revista Super Interessante – Edição 233 - Dez 2006).

Mais tarde essa igreja cristã paganizada criou a deusa lua (ISIS) chamada Maria para acompanhar o deus SOL (On ou Osiris = jesus)

Ao deus SOL eram oferecidos sacrifícios humanos, principalmente crianças, em favor de prosperidade.
Está escrito: Jeremias 19: 4 e 5 “Porquanto me deixaram, profanaram este lugar e nele queimaram incenso a ídolos, que nunca conheceram, nem eles, nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes. Porque edificaram os altares de BAAL (deus SOL) para queimarem seus filhos em holocausto a BAAL (deus SOL); o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem subiu ao meu coração”

2- PAPAI NOEL É O BISPO SÃO NICOLAU DE MITRA DA IGREJA CATÓLICA.

No jornal Folha de São Paulo, de dezembro de 1996, mostra que o Papai Noel de hoje originou-se de um personagem real, São Nicolau, que viveu no século IV. Era bispo de Mira, uma antiga cidade da atual Turquia. A lenda diz que à noite ele saía levando presentes aos necessitados. Depois de sua morte, sua fama espalhou-se pela Europa. Durante toda a Idade Média, São Nicolau foi o "padroeiro dos escolares". Na Alemanha, ele é representado como um diabinho peludo, o "Petz Nichol" (Nicolau de peles).





O bispo Nicolau viveu no século 4 na época do imperador Constantino, aquele que perseguia e matava os cristãos em nome do Império Romano. Depois deu um grande golpe de mestre: se “converteu ao Cristianismo”. Agora ele perseguia e matava os judeus messiânicos em nome do Catolicismo que eles criaram, paganizando todo a veerdadeira mensagem. Assim criaram a deusa Maria para ser a deusa LUA para junto com o deus SOL comemorarem as festas solstícios de inverno (Festa de S. João) e de verão (Festa de Natal). Assim levaram a comemoração do aniversário de Jesus Cristo para 25 de dezembro na festa pagã do deus SOL.
Observe na figura que de dentro de São Nicolau existe o diabo escondido Neste imenso paganismo foi criada a lenda do tal velhinho Nicolau. O primeiro desenho retratando a figura de Papai Noel como conhecemos nos dias atuais foi feito pelo americano Thomas Nast e foi publicado no semanário "Harper's Weekly" no ano de 1866

A Reforma Protestante (séc XVI) fez com que o culto a São Nicolau desaparecesse da Europa, com exceção da Holanda, onde sua figura persistiu como Sinterklaas, adaptação do nome São Nicolau. Colonizadores holandeses levaram a tradição consigo até New Amsterdan (atual cidade de Nova Iorque) nas colônias norte-americanas do séc. XVII. Sinterklaas foi adaptado pelo povo americano falante do Inglês, que passou a chamá-lo de Santa Claus - em português, Pai Natal.
No Brasil, a figura do Papai Noel surgiu por volta de 1920, mas popularizou-se depois de 1930. A origem entre o povo brasileiro não vem de uma tradição popular, mas foi um costume importado de outros lugares. Não são poucas as crianças que acreditam piamente que os presentes que receberam, foram trazidos por um "homem muito bom" chamado Papai Noel e, mais tarde, descobrem que isso não passava de uma mentira.

Outro fato impressionante é como homens sérios, cristãos devotos, que jamais teriam a coragem de vestir uma "fantasia de carnaval", não se acanhem em fantasiar-se de Papai Noel, alimentando a mentira de um velho.

3- PAPAI NOEL É O “JESUS CRISTO” DA MAÇONARIA
No DICIONÁRIO DE TERMOS MAÇÔNICOS. AS PALAVRAS, AS FRASES E OS TERMOS MAÇÔNICOS MAIS USADOS NO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO PARA A MAÇONARIA NO BRASIL de Plínio Barroso de Castro Filho (grau 33 Membro da Loja Defensores da Verdade - 104 - Curitiba - Paraná – Brasil. Filada a Grande Loja do Paraná) lemos que Cerimônias solsticiais (deus SOL) são AMBAS EM HOMENAGEM AOS PADROEIROS DA ORDEM
Cerimônia do verão é a festa do reconhecimento (junho = São João)
Cerimônia do inverno é a festa da esperança, (dezembro = natal)
Lemos no GRANDE DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MAÇONARIA E SIMBOLOGIA, de Nicola Aslan, editora Arte Nova, lemos nas pg 998 a 1000
“Os dois São João (Batista e o Evangelista) foram PADROEIROS da maçonaria desde a idade média. Desde a instituição da maçonaria especulativa” Esta fundada no dia de São João, 24 de maio de 1717 por dois “pastores” presbiterianos John Desarguiles e James Anderson.
Neste dia estes dois “pastores” mataram o último herdeiro da sociedade secreta FORÇA MISTERIOSA dos nove judeus desconhecidos, Joseph Levy para se apoderarem de tais manuscritos e refazerem esta ordem com o nome de Maçonaria. (DISSIPANDO A ESCURIDÃO de Samuel Lawrence).
“Os MAÇONS celebram DUAS grandes festas anuais, chamadas indistintamente de festa de São João ou FESTAS DA ORDEM (maçônica), durante as quais são eleitos e empossados os Grãos Mestres.”
Estas festas correspondem à época dos SOLSTÍCIOS (adoração ao deus SOL) e por isso também se chamam FESTAS DOS SOLTISCIOS.
A do solstício de VERÃO, no hemisfério norte, dedicada a SÃO JOÃO BATISTA, realiza-se a 24 de junho;
A do solstício de INVERNO, dedicada a SÃO JOÃO EVANGELISTA, celebra-se a 27 de dezembro” (festa de NATAL)
Vejam algumas cenas captursda de um vídeo da maçonaria, comprado nas bancas de jornal: Por dentro da Maçonaria. Segundo eles: estamos vivendo a época de aquários, tudo que estava em oculto está sendo revelado. Confirma o que Elohim disse: TUDO SERIA REVELADO E QUE NADA FICARIA EM OCULTO.

sábado, 19 de novembro de 2011

Rosh Mosheh x Pastor adventista

Rosh Mosheh x Pastor adventista
|
Pastor da Adventista perguntando ao Rosh Mosheh Ben Shalom (Pr Frederico Cordeiro) da Congregação Israelita Ye’shua Chai
Pr. Adventista pergunta:
“O nome judeu do Salvador” - Se ele tivesse nascido na Grécia, hoje se diria o nome grego do Salvador?
Resp. Rosh Israelita: O correto seria: “O nome próprio do Salvador”. É claro que seu nome próprio é judeu, como elE também o é; pois nasceu, cresceu e morreu como Yehudi (judeu). Se elE tivesse nascido na Grécia e recebido um nome de lá é claro que se diria o nome grego do salvador. Mas isto esta fora de cogitação!
Yohanam (João) 4:22 : “Vós (Samaritanos ) adorais o que não conheceis; nós (Ye’shua se identificando como um judeu) adoramos o que conhecemos; porque a salvação (que tem estreita relação com o nome Ye’shua) VEM DOS JUDEUS”
Se o nome para nossa salvação vir de outro lugar que não seja Israel, este em absoluto não é verdadeiro e é ineficaz.
Matityahu (Mt) 1:21: “Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele(salvará) o seu povo dos seus pecados”
A)- O Melach (anjo Gavri’El) estava a falar para Mirian (Maria na corruptela), que por sinal era judia;
B)- O menino ganharia o nome de JESUS porque ele SALVARIA. Isto implica que este nome deve significar salvação para que a afirmação do Melach Gavri’El tenha algum sentido. O problema é que Jesus não tem esta conotação em nenhum idioma. Então que sentido faz ele se chamar “Jesus” porque ele Salvará? Veja a mesma frase preservando as transliterações em hebraico de Ye’shua e Salvação: “Ela dará à luz um filho, a quem chamarás Ye’shua; porque ele Yoshia o seu povo dos seus pecados” Ou seja, elE se chamará Salvação porque elE Salvará o seu povo (os judeus, que tanto é povo de Ye’shua quanto de Miriam). O interessante é que Ye’shua e Yoshia como são escritos sem vogais só se diferem em uma letra, a última. Por isso este trocadilho maravilhoso usado pelo Melach. Baruch Ha’shem (Bendito seja o Nome).
Pr. Adventista pergunta:
“Hebraico – língua santa; língua pura” - No céu se fala hebraico? Caso positivo, por que Paulo não entendeu? 2 Co 12:4.
Resp. Rosh Israelita:
Em Israel existe um idioma secular e um Kadosh (santo/separado) para as liturgias em adoração a Elohim Kadosh Baruch hu!
Quanto à língua falada nos shamayim (céus), o que podemos afirmar é que o hebraico fora a ferramenta que Elohim criara para criar. Por isso é chamada pelos nossos sábios em Israel de força criativa! É claro que estas informações não estão disponíveis na “Zeulogia moderna” Inclusive os 4 níveis de interpretações da Torah que são: 1º Pshat (Simples, Literal) 2º Remez (Figurativo), 3º Drash (Vem de Midrásh = Hermenêutica) e o Sod (Oculto, codificado). As iniciais dos 4 níveis formam PaRDeS (Jardim ou paraíso). O 4º Nível que é o sod oculto só nos é possível se apelarmos para o hebraico.
Ex. A genealogia em bereshit (Gn) 5 nos dá o plano da redenção tão somente nos nomes dos nossos 10 patriarcas que vão de Adam (Adão) à Noach (Noé). Você poderá ler um milhão de vezes na bíblia do padre João ferreira de Almeida que nunca alcançaras o nível sod.
No tocante a 2 Co 12:4 podemos compreender que “as palavras inefáveis de que ao homem não é lícito falar” não se refere a algum idioma, e sim, às sublimes revelações. Pois como Sha’ul hashalia (o apostolo Paulo) saberia não ser lícito falar ao homem se não compreendera balofas? Tanto entendeu que soube que não poderia revelar! Um fato semelhante aconteceu com Yohanam (João) quando lhe veio às revelações dos shamayim em Guiliana (apocalipse)10:4, este também compreendeu, mas não pode revelar:
“Quando os sete trovões acabaram de soar eu já ia escrever (João falava hebreu e entendeu em hebreu), mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas”
Elohim também escolheu o hebraico para grafar com sua própria letra, seu Sagrado Nome que transliterado é Y-H-W-H (Bendito Seja elE) no decálogo. O mais assustador é que O TETRAGRAMA ou TETRAGRAMATON nos possibilita escrever, apenas alterando a ordem das letras: HAYA (foi = passado); HOVE (é = presente); e YHIE (será = futuro), PASSADO, PRESSENTE e FUTURO. “Eu sou o Álef e o Táv, diz o YHWH Elohim, aquele que é (hove), e que era (haya), e que há de vir (yhie), o Elohim Shadai(Todo-Poderoso)”Ap 1:8. Será coincidência?
Atos 26:14,15 “E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me dizia em língua HEBRÁICA: Sha’ul Sha’ul, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. Disse eu: Quem és, Adonai? Respondeu o Adonai: Eu sou YE’SHUA, a quem tu persegues”
Nota: Sha’ul falava no mínimo cinco idiomas, por que Ye’shua escolhera o Hebraico para falar com ele?A quem Sha’ul perseguia segundo o texto, Jesus ou Ye’shua? Se caso, hipoteticamente ele tivesse escolhido o grego, teria mudado seu nome?Como seria o nome árabe do atual presidente dos Estados Unidos aqui no Brasil? Ou como se fala Brasil em inglês?
“ E em nenhum outro há salvação(; porque também debaixo do céu( em qualquer parte do nosso planeta) nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos”. Atos 4:12.
Nota: A parte (A) do verso destaca a importância do ser, e na parte (B), destaque para o Nome do ser?
Já parou para pensar que você pode estar usando o Nome que salva, mas direcionando-se a um ser que não salva. Ou lançando mão de um ser verdadeiro com um nome falso. Nem Jesus, nem sua imagem germânica fabricada pelos bispos romanos têm algum poder de salvação. Não é só questão de nome, Jesus não tem nada em Ye’shua; tanto do ponto de vista filosófico quanto fisionômico. Não posso continuar bebendo em dois cálices diferentes. Prefiro ser perseguido, expulso das “sinagogas”, injuriado por amor do Nome dEle!
Pr. Adventista pergunta:
“Rabinos massaretas colocaram vogais” - Deve se aceitar 100% a colocação humana dos massoretas?

Resp. Rosh Israelita:
Os traços foram colocados não para se achar a fonética; e sim, para preservá-las, caso as gerações futuras as perdessem. Há de convir que, é menos arriscado confiar nos rabinos massoretas do que, por exemplo, no nome que a bíblia totalmente vaticanizada deu ao mundo. E, acredito que não precisarei desperdiçar tinta e papal para dizer.
Pr. Adventista pergunta:
“ÊMET= Verdade. MET = Morte” - Neste caso só ficou Ê para verdade contra MET para morte.
Resp. Rosh Israelita:
Acho que o irmão não pegou a revelação. Os termos ÊMET e MET = VERDADE e MORTE não são compostos, pois são totalmente distintos. O importante é a revelação contida nelas, pois morte em hebraico se escreve de forma idêntica a verdade, salvo por uma letra, o Álef. É apenas uma forma didática para ensinar o princípio de Ap. 22:19:
“E se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia (ou seja, mexer na Êmet= verdade), Elohim lhe tirará a sua parte da árvore da vida (ou seja, encontrará a Met=Morte)”
Nota: Ye’shua falou que Ele é o Álef e o Tav (o primeiro e o último), isto é o ET. A palavra ÊMET/Verdade também começa com a 1ª do alfabeto Hebraico, o Álef e termina com a última do hebraico, o Tav. A Palavra/ verbo, Verdade ou Ye’shua, são intrínsecos.
Pr. Adventista pergunta:
“Estamos nos últimos dias” - Por que só agora a revelação do Yeshua? Há 2000 anos tem se recebido bênçãos com o uso do nome Jesus...! Quer dizer que agora é que se está começando no Brasil, por exemplo, o verdadeiro povo do Senhor? E assim mesmo estamos no fim?
Resp. Rosh Israelita:
1° O Eterno não toma em consideração o tempo da nossa ignorância. Isto fica evidente na questão do Shabat (sábado) e da abstinência. Quantos morreram sem ao menos terem noção dessas práticas? “Tem a questão do sai dela povo Meu”, Isto prova que mesmo no engano, existe um povo de Elohim a ser resgatado da doutrina de Bavel o que não indica que, agora é que esta começando o povo do Senhor. Os hebreus ficaram no Egito por 430 anos e nunca deixou de ser o povo de Elohim. O que precisamos é de um pouco de maturidade para se entender alguns fatores.
2º A revelação do nome é UM SELAMENTO PARA O SEU POVO! Os 7 selos são revelações para cada tempo determinado. Também Apocalipse 7 esta dentro do contexto do sexto selo:
Guiliana 7:3,4: “Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Elohim. E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel”
Nota: Temos no cap. 7 a revelação do povo selado (o Israel), mas não sabemos qual o selo. Este é descodificado no capítulo 14:
Guiliana 14:1,2: “E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o NOME DELE עושי (Ye’shua) E O NOME DE SEU PAI הוהי (Yahuh)”
Nota: Aqui temos a descodificação do selo, que somente o Israel salvo terá: NOME DELE E O NOME DE SEU PAi. Se for o nome Jesus, o qual todo o mundo possui o texto fica simplesmente ironizado.
Hoje existem mais de um milhão de sites judaico- messiânicos divulgando o NOME, mas muitos relutam contra uma coisa explícita. O pior cego é o que não quer ver!

Pr. Adventista pergunta:
“Adonay criara o alfabeto hebraico” - Adão e Eva, Noé, Abraão, enfim, até 2500 anos da criação não se conhecia o hebraico.... Além do mais a confusão das línguas, e o hebraico nem era uma delas, como fica?

Resp. Rosh Israelita:
Como Adam (Adão), Noach (Noé) e Avraham (Abraão) não conheciam o hebraico se seus nomes só fazem algum sentido neste idioma?
1º EX. ADAM (Homem feito do pó), extrema ligação com a expressão hebraica ADAMÁ (barro). Também Adam (pó) em hebraico se escreve com as mesmas letras de Edon (vermelho), que originalmente tem a cor do barro.
2º EX. NOACH (descanso, consolo). Seu nome não está em japonês, grego ou romano. E sim em hebreu.
3º EX. AVRAHAM (Pai das multidões) vem da expressão hebraica AV (álef e beith), que é pai em HEBRAICO!
Pr. Adventista pergunta:
“Quem é o idioma hebraico?” - É o nome do Salvador por ele ser o alfa e o ômega?

Resp. Rosh Israelita:
Na linha de raciocínio do DVD de guematria é Ye’shua sim. Pois ele é a MENRA (Verbo – Literalmente, Palavra criadora): “No princípio era o Menra” - Ye’shua também é a DAVAR de Elohim (Palavra de Elohim); Ye’shua é o ET (תא 1ª e última letra do hebraico), a própria TORÁ que se fez carne e tabernaculou entre nós.
Ye’shua não é o A-Z, como não é o Alfa e o Ômega. Ele é o Álef (א) e o Tav (ת). Tem muita diferença, pois o Álef tem as conotações de:
1º)- Número um. Este em hebraico é ÁLEF; se escreve com as letras álef + lâmed + fêi (פלא), representa Ye’shua, o primogênito do Pai e as Primícias dos que dormem;
2º)- Nº 1000. Mil é ÉLEF que é escrito com as mesmas 3 letras de Álef. Álef ou Élef não tem diferença na escrita: álef + lâmed + fêi (פלא) – Também representa o milênio em que Ye’shua Reinará.
3º)- Campeão é ALUF; também se escreve Álef com um Vav (ו) adicionado (פולא) – Ye’shua é nosso campeão que venceu a morte no calvário;
4º)- “Boi” – Que nos faz lembrar de sacrifício;
O TAV (ת) tem a conotação de “Sinal”, “Último” e “400” que somado ao Álef = 401. Isto é: 4+1= 5. Torá!
Nem um idioma poderia trazer tantas informações apenas com duas letras que se encaixassem tanto com o perfil do Mestre. O ÔMEGA JÁ NÃO É A ÚLTIMA LETRA DO GREGO!
Pr. Adventista pergunta:
“Jeová = deidade em Roma” - Pode citar a fonte?
Resp. Rosh Israelita:
(Topico Enciclopédia Ilustrada) Um exemplo da deturpação do nome de Elohim para Jeová, está na enciclopédia em cores, Martins Vol –IX.

Entre as divindades romanas Jeová (da esquerda) tinha o primeiro lugar com o atributo de
“Pai dos deuses e dos homens”
era considerado o máximo protetor da cidade de Roma.

Pr. Adventista pergunta:
“Se você esta ouvindo atento até agora é porque você tem interesse no evangelho” - Evangelho, como se encaixa no hebraico? No grego é boas novas. E no hebraico?
Resp. Rosh Israelita:
É claro que preciso usar uma linguagem de fácil compreensão. Imagine se em lugar de amor eu falasse Ahavá, no lugar de fé; Emuná, Nova Aliança; Brit hadashah, circuncisão; Brit Milah. Tudo se resume em Teshuvá (retornar) para Elohim. O termo “Boas-novas” vem deste a 1ª Aliança, Yeshaiáhu (IS) 61:1 “A Ruach (Espírito) do Eterno está sobre mim, porque o Yáhuh me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” Também: IS 40:9, 41:27, 52:7, Naum 1:15, PV 15:30 e 25:25, SL 40:9, 68:11, 1ª REIS 1:42, 2ª 7:9, 2ª SM 4:10. A expressão Boas-Novas em hebraico é Besserot e a expressão que temos na bíblia é Evangelho. Este termo é tão somente uma homenagem a um general romano que perseguia os judeus messiânicos. Então simplesmente os bispos anti-semitas de Roma prestaram-lhe esta “linda” homenagem trocando a expressão besserot (Boas-Novas) pelo sobrenome deste terrível general, “Evangélios”. Só de ouvir dá medo!

Pr. Adventista pergunta:
Que afinidade há entre o hebraico e o assunto da besta apocalíptica – nº6? Este não seria um assunto arranjado da tradução grega?

Resp. Rosh Israelita:
Não em absoluto! Pois é um assunto totalmente de propriedade judaico; por isso o calculo deve ser realizado em hebraico fazendo uso da guematria para se ter a verdadeira revelação. Muitos lançam mão do grego e do latim para tal realização, o que é totalmente incabível, pois Yohanam estava dando uma pista aos nazarenos; o nome em questão deveria ser somado e não apenas lido. Tenho um estudo somente sobre este assunto!
Pr. Adventista pergunta:
“Aluluia quer dizer louve a Yáh que é o prefixo do nome do Eterno” – Se o prefixo é Yáh, por que se diz Ye(shua)?

Resp. Rosh Israelita:
Excelente pergunta. Quando a duas letras Yúd (י) e He (ה) que formam Yá (הי) aparecem no início da frase automaticamente ganham a fonética de Yeh. Isto está evidente nas pronuncias: Yehushalaim (Jerusalém), Yehudah (Judá), Yehu’shua (Josué) e Ye’shua (o Salvador). Porem quando Yúd e He (הי) aparecem no final tomam a fonética original Yah: Halelu’Yah (Louve a Yah), Yesha’Yáhuh (Isaías/salvação de Yáhuh), Yrme’Yáhu (Jeremias/Yáhuh eleva), ZecaharYáh (Zacarias/ Yáh tem lembrado), etc.
Pr. Adventista pergunta:
“O único povo da terra que tem o nome são os judeus” – E a igreja hoje no mundo? Como poderemos entender, então, Isaías 42:6 e Atos 13:47?
Resp. Rosh Israelita:
Bom, é preciso colocar a frase completa e dentro do contexto: “O único povo que tem o nome do Eterno em seu nome são os Yehudim (Judeus). A expressão Yehudah (Judá) tem o Tetragrama YHWH do Eterno dentro de seu nome. “Se o meu povo que se chama pelo meu Nome” e também “A cidade que tem o meu Nome “Yehushalayim”. Nenhuma outra cidade ou povo tem o Tetragrama dentro de seu nome. Peço encarecido que não tome este Nome de qualquer maneira, pois Elohim não perdoa quem profana seu separado Nome EX 20.
Ye’shua também quando nos ensinou a orar, sua primeira ação foi separar o nome separado de Elohim que está acima de tudo e em primeiro lugar quando disse: “Pai nosso que estais nos shamayim, separado seja teu Nome”. Antes de qualquer outra coisa Ye’shua separa o Tetragrama. E, muitos “pastores” ainda dizem: “o nome não tem importância, o importante é a pessoa”.
Quanto a Isaías 42:6, se você ler apenas dois versículos adiante encontrará: “Eu sou o YHWH הוהי; este é o meu NOME; a minha *Kevod (peso), pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura” Isaías 42: 8. Quer dizer que, para os gentios entrarem na aliança e serem enxertados na Oliveira (Israel, vide Rm 11), devem imediatamente largar a farsa do cristianismo, e seu Deus trino solar e voltar às veredas antigas e à YHWH הוהי o Elohim de Israel. Pois sua Kevod a outro não dará.
*Kevod = Peso. Não usamos a expressão Glória, pois esta é uma das esposas de Zeus. Por isso ele “D”eus não dá a sua esposa Glória a outrem!Também não usamos a expressão Graça (As três Graças de Zeus que no sincretismo religioso: As três Marias. No hebraico a pronúncia é Resed ou Chem.
Pr. Adventista pergunta:
“Traços massoréticos posto depois para a gente poder entender” – Dá para confiar plenamente nos massoretas? Os copistas massoretas só surgiram a partir do século V d.c. Neste caso como se entendia o nome antes?

Resp. Rosh Israelita: Creio que já foi respondido na terceira questão exposta.

Pr. Adventista pergunta:
“O Templo tem três partes, Santo Santíssimo e Santo dos Santos” – Não seria só Santo e o Santíssimo?
Resp. Rosh Israelita:
Depende do prisma que se olha. Comparando com os Shamaiym (Céus) 10 níveis, 7 níveis ou resumidamente 3 níveis; Os quais são mais conhecidos: 1º o nosso céu, 2º o céu das galácticas e o Shamaiym dos Shamaiym, onde reside o Trono do Elion (altíssimo). A Beit hamikidásh (Templo de Yehushalayim) é um protótipo dos Shamaiym. Há muitas

Pr. Adventista pergunta:
Obs. Vocês se juntaram e formaram uma congregação, ou a congregação já existia organizada antes....?

Resp. Rosh Israelita:
Primeiro farei como Ye’shua, responderei com outra pergunta: E a igreja adventista da Promessa quando surgiu já era organizada? E a Assembléia, a Quadrangular?
Respondendo agora a sua pergunta. Este movimento da restauração é muito maior do que se imagina. Muitos pastores, teólogos e missionários de diversas igrejas, vão ter conosco em busca de informação. Muito dos quais se desiludiram com a distração Teológica de cada denominação em particular. Pois cada uma tem sua própria Teologia local.
Embora seja grande o Judaísmo- Messiânico; um núcleo não controla o outro. Não formamos vaticanos como as igrejas evangélicas (todas sem exceção) têm feito. O que realmente nos une é a Torá. Em cada Shabat, estudamos as mesmas porções (Parashot) independente em que parte do mundo estejamos; aqui no Brasil, nos Estados Unidos ou Israel. Também celebramos as mesmas festas da Torah. As congregações mais conhecidas são Netíviah (em Israel, Rabino Shulan), Netívia, agora Hehovot (Espírito-Santo, Pastora Sandra e o rabino seu esposo), Congregação Ensinando de Sião, (BH, RJ, Portugal, Liderança do engenheiro, escritor e rabino Marcelo Guimarães. Filiado ao Netívia- Israel), Israelita da Nova Aliança (em quase todo o Brasil, inclusive V. Velha E.S.). Os Nazarenos (Sede S P, Líder Sha’ul Bentsion - Ministério Torah Viva), Karral Israelita de Salvador (Rosh Robespierre Cardoso), Cong. Israelita Ye’shua Chai da qual esta aos meus cuidados. E outras tantas milhares.
Pr. Adventista pergunta: Como o Sr. Se tornou Rosh (Pastor) Como foi o processo?
Resp. Rosh Israelita:
O processo/ treinamento veio desde muito tempo, muito antes de me tornar um “crente”, quando aos 15 anos já tinha lido toda a bíblia (a católica que vem com vários livros adicionados). Aos dezessete anos comecei a congregar na Quadrangular. Ali me tornei professor da escola dominical, depois obreiro e diácono (este é o cargo mais alto depois do pastorado). Passei à vice - presidência da Igreja local e secretário da Igreja sede estadual (Jucutuquára). Secretariava toda a metropolitana II (Município Serrano). Deixei tudo por causa do Shabat (sábado) e da abstinência (carnes impuras), assim como outros pontos bíblicos. Logo veio o convite para eu auxiliar o pastor da Ass. Da “Trindade” (tá repreendido!). Também para auxiliar o Ministério “Renascer” (a única coisa que renasce lá é o sol invíctus dei), também não aceite. Depois estive na Assembléia de Zeus. Lá liderei a escola dominical, fui recebido como diácono, embora o diaconato na Assembléia não tenha o mesmo peso na Quadrangular. Assim como na Quadrangular, liderei também o grupo de Jovem e o grupo de Louvor. Comecei então o curso “Zeulógico” o que ninguém pode terminar, pois encontrei vários furos e contradições que apresentei ao professor que viera da Bahia somente para a aplicação do mesmo. Hoje me arrependo, pois teria um lindo canudo para queimar e fazê-lo virar fumaça pra matar pernilongo. Logo depois recebi proposta do pastor para eu tomar conta de uma filial, mas não aceitei.
Com a iminente chegada do doutor e “Baixaria” em “Zeulogia” pastor Israel (de Israel só tem o nome), tive a tão sonhada chance (de muitos) me tornar pastor, com uma condição: Não tocar no assunto do sábado, mesmo ele admitindo que eu estivesse certo. “Sei que o sábado é bíblico, mas estamos na Assembléia de Zeus”. É claro que fiquei com a palavra e rejeitei a bandeja de Samael (Satan). Como não bastasse o sábado, agora estava eu falando num tal Ye’shua. Aí era demais, acabaram por mandar que eu escolhesse entre o Nome ou a igreja solar Mitráica no nome e na essência. Mais uma vez não sucumbi em minha decisão: A de servir somente ao Eterno e aceitar toda sua verdade seja quais forem.
No meio Judaico-messiânico tive que desaprender o que aprendi para aprender corretamente (Nesta época estava com 90% da mente nas “teorias adventistas”). Vi que em muitos pontos que defendia não passava de conjecturas de uma mente ocidentalizada. Com os estudos sistemáticos da Torah, pude entender mais sobre os profetas e a Nova aliança. Voltando aos originais e estudando a bíblia como um judeu, pude encontrar um caminho de revelações jamais imaginado.
Acredito que tudo o que passei fora uma capacitação para a tamanha responsabilidade que tenho nas mãos. Minha unção não veio de homens, e sim, dos Shamayim (céus). Hoje pessoas cruzam o estado para congregar conosco em um Shabat Shalom. Saem de C. Grande, V. Velha, Serra, Vitória, Temos talmid (discípulo) em São Mateus. Dentro da comunidade sou chamado de Rosh (Cabeça, líder em hebraico) ou carinhosamente rabino por alguns que assim preferem. Sinceramente não me importo com as formalidades, pois conheço muitos que são chamados pastores e não o são. Você pode estudar e se tornar teólogo, mas jamais estudar para se tornar Pastor. A internet esta cheia de “cursos para pastor”. A unção do pastorado não se adquire com cursos teóricos e sim na prática se você foi chamado para este fim. Deixo estas questões para quem se preocupa com elas. Fico muito feliz quando me chamam pelo meu nome de batismo Mosheh Ben Shalom (“Moisés” filho da Paz).
Pr. Adventista pergunta:
Se é para viver como os judeus, por que não nos costumes no dia a dia? Exemplo: Vestuário.....
Resp. Rosh Israelita: A questão não é viver como judeu ou judaizar, e sim, em conformidade com a santa Torah. Em minha casa ou em cada casa (judia ou não) que se observa a torah, poderá ser encontrado em cada umbral Mezuzah (caixinha contendo o Shemá Israel - primeiro e maior mandamento da Torah Dt 6:4-9). Também andamos com as “franjas” Tsitsit em nossas vestes Talit Katan (Esta fica por baixo da roupa). Os Tsitsitot (Franjas) também estão atadas nas extremidades do Talit Gadol (manto de oração) NM 15:38,39 e Dt 22:12. Usamos o Kipá pelo seu valor simbólico (não é mandamento). Nossas varoas também adoram ao Eterno com seus Véus. Tudo o que esta na Torah procuramos praticar. As festas do Ha’shem, a questão dos 40 dias de separação, isto se a esposa ganhar filho; caso ganhe filha são 80 dias, os dias de separação no período menstrual, recitação o Shemá (Dt 6:4-9) ao deitarmos e ao levantarmos, praticamos o Míkver da Teshuvá (Imersão para um retorno à Torah de Elohim), praticamos Tsedaká (Justiça social) por ser um mandamento da Torah e consequentemente de Ye’shua. Enfim, tudo o que está na Toráh é vida, justiça e amor.

Conclusão do Rosh Israelita Mosheh Ben Shalom: A torah (Pentateuco) é a base e fonte das Escrituras, de onde se originaram todos os demais livros da Palavra de Elohim. No hebraico e aramaico (Línguas originais de toda bíblia) temos as mais profundas e exatas das revelações (Todos que procuram um conhecimento mais aprofundado das escrituras devem explorar ao máximo essas línguas). O grego em hipótese alguma foi o original de quaisquer livros Kadoshim (sagrados). Originalmente os evangelhos foram escritos em hebraico e aramaico e posteriormente transformado (aquilo não foi uma tradução e sim uma transmutação) na Septuaginta grega. Esta que já não levava os NOMES santos dos apóstolos, profetas e o da nossa salvação, foi ainda mais distanciada da verdade quando traduzida para a versão latina chamada de “Vulgata (literalmente vulgar)”

“E te fizesse saber os segredos da sabedoria, pois é multiforme o seu entendimento; sabe, pois, que Elohim exige de ti menos do que merece a tua iniqüidade” Jó 11:6:

Obrigado amado pela atenção. Espero que o DVD tenha lhe acrescentado em muito. Desculpe-me a demora, pois estou com muitos estudos em andamento para terminar. Que Elohim Chai (Vivo) te dê Brahot (bênçãos). Fique na Shalom (Paz) da Ruach haKodésh (Esp./ sopro distinto)

AMeN.
Adonai (o Senhor)
Mélech (é Rei)
Ne’eman (e Fiel)



Rosh Mosheh Ben Shalom
Congregação Israelita Ye’shua Chai

O que é Iniquidade - Anomia? O fardo dos fariseus era a “Lei de Elohim”!?

O Eterno sabia _ através da Sua Onisciência, Onipresença e Onipotência _ que o inimigo de nossas almas se utilizaria de grupos que viriam ap...