domingo, 24 de setembro de 2017

Yeshua é YHWH

Yeshua é YHWH Introdução Muitas pessoas aceitam que Yeshua é o Messias, contudo negam a sua divindade. Este artigo visa listar um grande número de provas de que Yeshua é o Eterno manifesto em carne. Muitos dos atributos usados pela B’ rit Chadashá (Novo Testamento) para descrever Yeshua aplicam-se somente a YHWH. Vejamos alguns deles: 1 – Unidade com YHWH “ Eu e o Pai somos UM” (Yochanan 10:30 Jamais qualquer criatura pôde fazer tamanha alegação: ser UM com o Eterno! 2 – Ihieh-Asher-Ihieh “ Respondeu-lhes Yeshua: Amen, Amen, eu vos digo que antes que Avraham existisse, EU SOU.” Esta passagem, Yeshua usa a expressam “ Ena Na” no Aramaico, que é equivalente à “ Ihieh” no Hebraico, numa alusão ao nome com o qual o Eterno se revela a Moshe: Ihieh-Asher-Ihieh (Eu sou/serei o que sou/serei) Posteriormente, na mesma passagem, Yeshua é quase apedrejado porque os seus ouvintes entenderam que Ele estava se declarando como sendo YHWH manifesto em carne. 3 – Glória e Pré-Existência “ Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que Eu tinha contigo antes que o mundo existisse.” Somente YHWH é digno de glória. Somente YHWH existia antes da criação. 4 - Onipresença “ Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Poderia qualquer criatura estar em qualquer lugar onde estivessem os homens? Somente YHWH é onipresente! 5 – Digno de Confiança “ … Maldito o homem que confia no homem… ” (Yermiyahu 17:5) “ Não se turbe o vosso coração; credes em Elohim, crede também em mim.” (Yochanan 14:1) Aqui, neste contexto, o ‘ crer’ é usado como sinônimo de ‘ confiar’ . Como poderíamos confiar em um homem se este homem não fosse uma manifestação do Eterno? 6 – Autor da Vida “ Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem Ele quiser.” (Yochanan 5:21) “ e matastes o Autor da vida, a quem Elohim ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.” (Atos 3:15) Só há UM que pode dar a vida: o Eterno nosso Criador. Se Yeshua é capaz de dar vida, então Ele só pode ser uma manifestação do Eterno. 7 - Juiz “ Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento” (Yochanan 5:22) Somente YHWH pode julgar. É YHWH quem julgará a humanidade no fim dos dias. Portanto, se é o Filho que julgará, então o Filho é uma manifestação do Eterno. 8 – Quem Pode Perdoar Pecados? “ E Yeshua, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados.” (Yochanan 2:5) Somente YHWH tem o poder de perdoar pecados. 9 – Autoridade sobre Céus e Terra “ E, aproximando-se Yeshua, falou-lhes, dizendo: Assim como meu Pai me enviou Eu também vos envio. Foi-me dada toda a semichá [autoridade] no céu e na terra.” Somente YHWH tem autoridade sobre os céus e a terra. 10 – Quantos Elohim Podemos Ter? “ Não terás outro Elohim diante de mim.” (Shemot / Êxodo 20:3) “ aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da Shechiná do nosso grande Elohim e Salvador o Mashiach Yeshua.” (Tito 2:13) Não podemos ter outro Elohim. Se o Eterno é nosso Elohim, e Yeshua é nosso Elohim, então Yeshua é uma manifestação do Eterno. 11 - Onisciência “ e ferirei de morte a seus filhos, e todas as kehilot saberão que Eu [Yeshua – vide verso 27] sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras.” (Apocalipse 2:23) Somente o Eterno é onisciente, e portanto capaz de nos esquadrinhar. 12 – Tudo Sujeito a Ele “ Mas a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos um Salvador, o Senhor Yeshua HaMashiach, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.” (Filipenses 3:21) Somente YHWH tem poder para sujeitar a si todas as coisas. 13 – Resplendor da Glória de YHWH “ sendo Ele o resplendor da Sua Shechiná e a expressa imagem do Seu Ser, e El-Shadai pelo poder da Sua palavra, e em Sua essência realizou a purificação dos nossos pecados, e assentou-se à direita da Majestade nas alturas” (Hebreus 1:3) Nenhuma criatura poderia ser o resplendor da Shechiná. Além disto, somente o Eterno pode se assentar no Trono dos Céus. 14 – Imutável e Eterno “ Yeshua HaMashiach é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13:8) Somente YHWH é o mesmo ontem, hoje, e eternamente. 15 – Manifestação de YHWH “ porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade,” (Colossenses 2:9) Aqui fica claro que Yeshua é a manifestação em carne de YHWH. 16 – Pastor de Israel O Tanach (Primeiro Testamento) nos revela que YHWH é o Pastor de Israel “ Porque assim diz AD-NAI Elohim: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas, e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Livrá-las-ei de todos os lugares por onde foram espalhadas, no dia de nuvens e de escuridão.” (Ezekiel 34:11-12) Sabemos também que Yeshua declarou: “ Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (Yochanan 10:11) porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Elohim lhes enxugará dos olhos toda lágrima. (Apocalipse 7:17) 17 – Aceitando Adoração Sabemos também que somente YHWH é digno de adoração. Yeshua certamente sabia disto. Mesmo assim, vemos que Ele aceitou adoração. Portanto, só pode ter sido YHWH manifesto em carne: “ E entrando na casa, viram o menino com Miriyam sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.” (Matitiyahu 2:11) “ Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Elohim.” (Matitiyahu 14:33) “ E eis que Yeshua lhes veio ao encontro, dizendo: Shalom. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.” (Matitiyahu 28:9) “ Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.” (Matitiyahu 28:17) Yeshua é YHWH?-Parte II Por Sha'ul Bentsion Yeshua e o Tetragrama Uma das evidências internas claríssimas do chamado “ Novo” Testamento acerca da divindade do Messias é o uso do tetragrama em conexão com o seu nome. O tetragrama “ Yud-Hey-Vav-Hey” (transliterado aqui como YHWH) é o Nome Sagrado do Eterno YHWH de Israel. Na Peshitta aramaica, encontramos referências tanto diretas quanto indiretas a Yeshua utilizando o Nome Sagrado. Aqui, nos ateremos a apenas às referências mais diretas. O Testemunho do Tanach Mas como encontramos essas referências ao tetragrama? Simples: a Peshitta possui, além do texto neotestamentário, uma tradução do Tanach (Primeiro Testamento) para o aramaico. O Tanach da Peshitta traz a expressão MarYah toda vez que o texto hebraico original traz o tetragrama. A expressão nunca é usada no Tanach da Peshitta para se referir a qualquer outra coisa que não seja o tetragrama, isto é, o Nome Sagrado do Eterno. No texto neotestamentário não é diferente. MarYah jamais aparece em conexão a outra coisa que não ao Eterno e a Yeshua HaMashiach. Inclusive, onde há citações diretas do Tanach, e no Tanach temos o tetragrama YHWH, no texto neotestamentário também aparece MarYah. Análise Lingüística do Termo ‘ MarYah’ Uma análise linguística de MarYah também aponta para o tetragrama, pois MarYah é uma palavra composta. Os dois radicais são "Mar" (mesma raíz de "Maran" -repare que onde temos "Senhor" porque a Peshitta traz "Maran" ou “ Marah” , a forma enfática) e “ Yah” . “ Mar” significa "Senhor" e Yah, é uma alusão ao nome de YHWH, como em “ Hallelu Yah” (Louvai a YHWH) ou “ EliYah” (YHWH é o meu Elohim), e assim por diante. Logo, MarYah significa literalmente “ S-nhor Yah", e desta forma faz alusão ao tetragrama. Existe um estudo excelente a respeito do tema, feito pelo aramaicista teólogo messiânico Andrew Gabriel Roth. O estudo dele pode ser visto abaixo: http://aramaicnttruth.org/downloads/outside/AramaicJesusGodMaryahAlaha.pdf Resumo das Evidências Levando-se em conta os argumentos de que: 1 -No Tanach a Peshitta traz MarYah onde no hebraico temos o tetragrama; 2 -No Tanach, esta palavra aparece exclusivamente se referindo ao Eterno; 3 -No NT, esta palavra só aparece em referência direta a YHWH (cerca de 200), e em algumas poucas (cerca de 30~40) referências a Yeshua. 4 -A raiz linguística da palavra aponta para Senhor + Yah 5 -A palavra "Maran" é usada como "Senhor" em diversos outros pontos, distinguindo-se do uso de MarYah 6 – MarYah não é a forma enfática tradicional de “ Senhor” em aramaico, como algums pressupõe. A forma enfática é “ Mará” , que é utilizada em outros pontos da Peshitta Ocorrências onde Yeshua é chamado de YHWH Segue uma lista de ocorrências do tetragrama YHWH, o Nome Sagrado do Eterno, atribuído diretamente a Yeshua, e comentários a respeito. 1 – YHWH Manifesto como Messias “É que vos nasceu hoje, na cidade de David, o Salvador, que é YHWH o Mashiach.” (Lc 2:11) “antes santificai em seus corações a YHWH, o Mashiach, e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;” (1 Kefa 3:15) “Porque foi para isto mesmo que o Mashiach morreu e tornou a viver, para ser YHWH tanto de mortos como de vivos.” (Rm. 14:9) “Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Yeshua, a quem vós executastes, Elohim o fez YHWH e Mashiach.” (At. 2:36) “Sabendo que do Senhor recebereis como recompensa pela herança; pois vós servis a YHWH o Mashiach.” (Cl. 3:24) Nos textos supracitados, temos uma demonstração teológica por parte dos escritores de que o Mashiach seria uma manifestação do próprio YHWH. Na Torá, as diferentes manifestações de YHWH interagem entre elas. Temos um exemplo bem claro na destruição de Sodoma e Gomorra, onde a Torá diz que YHWH fez chover fogo de YHWH. De forma semelhante, aqui temos YHWH dando autoridade a YHWH. Isto é, são manifestações diferentes de uma mesma força divina. 2 – Aquele que Perdoa “Respondeu ela: Ninguém, YHWH. E disse-lhe Yeshua: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.” (Jo. 8:11) Esta passagem é bastante significativa. Aqui temos a mulher adúltera chamando a Yeshua de YHWH. Mas por que ela faria isso? Se pensarmos no contexto, essa mulher havia acabado de ser perdoada de seus pecados, pelo próprio Yeshua. Como toda judia bem instruída na Torá, ela sabia que somente YHWH teria o poder para perdoá-la. Ela percebe que o perdão que a salvou foi um milagre, e imediatamente reconhece o Pai encarnado. É irônico, porém totalmente coerente com a mensagem do NT, que uma mulher tida como “ pecadora” tenha reconhecido a YHWH, coisa que seus acusadores, apesar de toda a sua moral, não foram capazes de fazer. 3 – O Caráter Salvífico de YHWH “Kefá então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja imergido em nome de YHWH Yeshua para remissão de seus pecados; a fim de receber o dom da Ruach HaKodesh.” (At. 2:38) “Eu sei, e estou certo em YHWH Yeshua que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo.” (Rm. 14:14) “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amen; vem, YHWH Yeshua.” (Ap. 22:20) No Tanach, frequentemente temos o uso de dois ou três nomes do Eterno em sequência, pois cada nome do Eterno simboliza um aspecto da Sua natureza. Temos vários exemplos tais como “ YHWH Elohim” , “ YHWH Tseva'ot” , “ YHWH Shadai” , “ Adonai YHWH” , etc. Aqui, somos apresentados ao termo “ YHWH Yeshua” , expressando o caráter de YHWH que expressa a Sua salvação. 4 -Unicidade “todavia para nós há um só Elohim, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só YHWH, Yeshua HaMashiach, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.” (1 Co. 8:6) Aqui Paulo demonstra dois aspectos do Eterno. O primeiro é o da sua unicidade (e não pluralidade, como a maioria entende), e o segundo é o das suas diferentes manifestações, pois ao mesmo tempo em que o identifica como Elohim, também o identifica como YHWH e como Mashiach. Ou seja, Paulo está nos ensinando que só há um Elohim cujas essências divinas podem se manifestar de forma distinta, sem entretanto deixarem de ser essências de um mesmo Ser Supremo. 5 – Uso Sinônimo “De modo que qualquer que comer do matsá, ou beber do cálice de YHWH indignamente, será culpado do corpo e do sangue de YHWH.” (1 Co 11:27) “Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo de YHWH.” (1 Co 11:29) Aqui Paulo usa YHWH como sinônimo para Yeshua, pois Yeshua é o próprio YHWH limitado em Sua glória e feito carne. O corpo e o sangue de Yeshua são chamados de corpo e sangue de YHWH. 6 – Declaração Explícita “Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pela Ruach Elohim, diz: Yeshua é amaldiçoado! e ninguém pode dizer: Yeshua é YHWH! senão pela Ruach HaKodesh.” (1 Co. 12:3) “A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Yeshua HaMashiach. Ele é YHWH sobre todos.” (At. 10:36) “para que ao nome de Yeshua se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Yeshua HaMashiach é YHWH, para glória de Seu Pai Elohim.” (Fp. 2:10- 11) As passagens acima são declarações explícitas de que Yeshua é YHWH e dispensam qualquer comentário. 7 – O Adam Kadmon “O primeiro homem, sendo da terra, foi terreno; o segundo homem foi o [próprio] YHWH celestial.” (1 Co. 15:47) Desde os primórdios de Israel, a Cabalá fala de uma crença no fato de que as Sefirot (luzes/essências/manifestações) do Eterno projetavam uma imagem delas mesmas. Tal imagem era o próprio Eterno, e era conhecida como Adam Kadmon, ao qual o Zohar chama de “ Homem Celestial” . A questão do Adam Kadmon é a seguinte: para que o homem fosse criado à imagem e semelhança de YHWH, o Eterno se manifestou através desta imagem das suas Sefirot. Ou seja, o Adam Kadmon é a manifestação do Eterno através da qual o homem foi criado. Yochanan (João) já havia dito que o homem fora criado através da essência do Filho. Paulo aqui vai mais além e diz que Yeshua é o Adam Kadmon. Ou seja, Ele é uma manifestação do Eterno. Yeshua é YHWH? (Parte 3) Por Sha'ul Bentsion 1 -Introdução As mesmas pessoas que costumam defender a tese de que Yeshua é divino, ou seja, é um deus mas não é YHWH, inadvertidamente colocam-se em um beco sem saída teológico, ao admitir corretamente que não existe um corpo chamado “igreja” distinto de Israel. Para demonstrar o erro ebionita, vamos primeiramente lidar com o erro da teologia das “entidades separadas.” 2 -Quem é o Corpo do Messias? “Ora, vós sois corpo do Mashiach, e individualmente seus membros.” (1 Co. 12:27) Aqui, Rav. Sha'ul (Paulo) deixa absolutamente explícito que existe uma entidade chamada de “Corpo do Messias.” Mas o que será esse corpo? Uma outra carta de Rav. Sha'ul (Paulo), aos romanos, deixa bem claro o que é o Corpo: “E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme; porque, se Elohim não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. Considera pois a bondade e a severidade de Elohim: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Elohim, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado. E ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Elohim para os enxertar novamente. Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais! Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos goyim haja entrado; e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Tsion o Libertador, e desviará de Ya'akov as impiedades;” (Rm. 11:17-26) Reparem que Rav. Sha'ul (Paulo) fala do povo de Elohim. Contudo, não fala da existência de uma nova entidade distinta, mas sim do fato de que o Corpo/Oliveira teve alguns de seus ramos naturais (a saber: boa parte da Casa de Yehudá) temporariamente cortados para que fossem enxertados os ramos bravos. Não há aqui menção a dois corpos. Inclusive, Rav. Sha'ul (Paulo) encerra com essa idéia, pois o Libertador veio para desviar as impiedades de Ya'akov (Israel). O Corpo do Messias, portanto, é Israel. 3 – O Primogênito Mas será que encontramos essa idéia também em outros trechos bíblicos? Certamente! Um dos trechos é Matitiyahu (Mateus) 2:14-15, que diz: “Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.E lá ficou até a morte de Herod, para que se cumprisse o que fora dito da parte de YHWH pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.” Matitiyahu (Mateus) fez, que foi nada menos do que uma utilização brilhante das técnicas rabínicas de estudo das Escrituras. Matitiyahu (Mateus) montou uma alegoria baseada nos níveis "Remez" e "Drash" de interpretação das Escrituras. (Vide artigo sobre como interpretar as Escrituras como um judeu.) Primeiramente, ele usa o nível "Remez" para dar um indício de que há algo mais profundo na semelhança entre o Mashiach (citado no texto dele) e Israel (citado em Hoshea/Oséias). A chave primária para entendermos o "Remez" é a palavra "filho". Matitiyahu (Mateus) indica que há algo de semelhante na filiação do Mashiach e na filiação de Israel, e a chave secundária é o Egito. Quando fazemos uma busca por estas duas chaves, a primeira passagem que encontramos na Torá associada aos dois é: "... quando você voltar ao Egito... diga ao faraó: Israel é o meu primogênito" (Shemot/Êxodo 4:21-22, abreviado para facilitar nossa leitura) Podemos concluir que é este verso que Matitiyahu (Mateus) nos expõe. É aí que entra o nosso "Drash". Aqui, a Torá chama a Israel de "Primogênito de YHWH". Atribuindo esta definição ao Mashiach, Matitiyahu (Mateus) usa o texto de Hoshea (Oséias) para nos expor que, profeticamente, Yeshua é o Primogênito de YHWH. Em suma, Matitiyahu (Mateus) viu e apontou para um elemento que vários rabinos sempre indicam: por diversas vezes, os passos de Israel e dos patriarcas representam profeticamente os passos do Mashiach. Logo, como assim como YHWH fez sair Israel do deserto, também o estava fazendo com seu Primogênito. Ora, se Israel é o primogênito de YHWH, e Yeshua também o é, ou a Bíblia cometeu uma gafe (o que é impossível) ou então está nos revelando algo muito profundo: O Corpo do Messias é Israel. Outra passagem interessante é a de Yehudá (Judas) 1:9, que diz: “Mas quando Micha'el, chefe dos anjos, discutindo com o Acusador, disputava a respeito do corpo de Moshe, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda.” Aqui vemos um Corpo (Israel) sendo chamado de Corpo de Moshe (Moisés). Ora, essa passagem se refere claramente a Israel. Contudo, pelos próprios escritos de Romanos, vemos que não há 2 Corpos. Se não há dois corpos, então podemos concluir com segurança que o Corpo de Moshe = Corpo do Messias. 4 -Quem é o Corpo de Moshe? É a Assembléia que se com Ya'akov Avinu (Jacó, nosso Pai). Freqüentemente no Tanach, Israel é chamado de “A Assembléia de Israel”. Curiosamente, na Septiaginta, o termo “Assembléia” aparece como Ekklesia, que é justamente o termo que os cristãos traduzem por “Igreja”. E mais, em Ivrim (Hebreus) 12:23 chama o Corpo do Messias de “a Assembléia do Primogênito”. Ora, mas também vemos na Torá, em Ex. 4:22: “...Assim diz YHWH: Israel é meu filho, meu primogênito;“ Logo, a Assembléia do Primogênito é Israel. Portanto, o Corpo do Messias é Israel. 5 – Sobre esta pedra... Mas então, o que dizer da passagem abaixo? “Pois também eu te digo que tu és Kefá, e sobre esta pedra edificarei a minha Kehilá, e as portas do Tach'ti não prevalecerão contra ela;” (Mt. 16:18) Aqui dá a impressão de que o Messias começaria uma Nova Kehilá. Certo? Errado! Não há nada na Bíblia que indique que o Messias faria tal coisa. E mais, como vimos, o próprio NT fala de apenas 1 Corpo. Ora, se há apenas 1 Corpo, e se Israel não foi rejeitado (vide Rm. 11), então que Corpo é esse? Israel, é claro! Mas então como entender a passagem de Mt. 16:18? A própria Bíblia explica, em Amos 9:11 vemos a seguinte promessa feita por YHWH: “Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo de David, que está caído, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e as reedificarei como nos dias antigos; “ Ou seja, o Messias está dizendo que é a partir dEle que se reergueria o tabernáculo de David. É a restauração de Israel que começa em Yeshua, e não um novo corpo! Mas como saber se essa é a interpretação correta? Ora, quem mais qualificado para responder do que o próprio Shimon Kefa (Simão Pedro), a quem Yeshua direcionou a passagem de Mt. 16:18? E vejam o que ele diz: “Depois destas [coisas] voltarei, e reedificarei o tabernáculo de David, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo;” (At. 15:16) 6 – A Nova Aliança Para encerrar, e mostrar de vez que não existe um novo corpo, e que o Corpo do Messias é Israel, olhemos para os termos da Nova Aliança. Afinal, o Corpo do Messias é aquele que toma parte da Nova Aliança. Mas o que YHWH diz sobre a Nova Aliança: “Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma Nova Aliança com a casa de Israel e com a casa de Yehudá,” (Jr. 31:31) Ora, aqui está bem claro. O Corpo do Messias, o povo da Nova Aliança, é o próprio Israel! Não é à toa que a única saída teológica do Cristianismo para que toda a sua teologia não rua feito um castelo de cartas é a odiosa teologia da substituição, em que um corpo “substitui” a Israel nas promessas de YHWH. O problema é que não há base bíblica alguma para dizer tal coisa, especialmente porque a restauração de Israel é prometida pelos profetas. Até aqui, os neo-ebionitas também, no geral, concordam conosco. Porém, não percebem a enrascada teológica em que se colocam ao admitirem que o supracitado é verdadeiro. É aqui que, para eles, o problema começa: 7 -A Noiva Ao ser perguntado se ele era o Messias, Yochanan o Imersor (João Batista) diz o seguinte: “Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, alegra-se com grande júbilo com a voz do noivo. Assim, pois, esta minha alegria está completa.” (Jo. 3:29) Ora, ele menciona a existência de um noivo e de uma noiva. Não é difícil chegarmos à conclusão de que o noivo é Yeshua (isso é explícito pela frase de Yochanan), e que a noiva é o Corpo do Messias. Em Guilyana (Apocalipse), encontramos: “E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, eu te mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro.” (Ap. 21:9) O texto continua mostrando Yerushalayim (tipificando Israel) como a noiva do cordeiro. Ora, Yerushalayim é chamada de cidade de YHWH e de Sião em Is. 60:13. Não é difícil de mostrar, e é fato bem conhecido, que Yerushalayim/Sião tipificam Israel. Apenas para título de ilustração, vejamos o Sl. 74:2: “Lembra-te da tua congregação, que compraste desde a antiguidade; da vara da tua herança, que remiste; deste monte Sião, em que habitaste.” Ora, o próprio texto de Guilyana (Apocalipse) já nos diz quem é o noivo – fato esse que também fora dito por Yochanan, o Imersor – como vimos anteriormente. Acontece, que Israel é casada com YHWH. Apesar de YHWH tê-la repudiado temporariamente, vejamos o que diz Hoshea (Oséias) 2:19-20 acerca de Israel: “E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás a YHWH.” YHWH irá casar-se novamente com Israel! 8 – A Única Conclusão Possível Aqui, a doutrina ebionita/ariana cai completamente por terra. O Corpo do Messias é a Noiva O Messias é o Noivo O Corpo do Messias é a Assembléia do Primogênito Israel é o Corpo e o Primogênito Logo, Israel é a Noiva Mas Israel é a Noiva de YHWH Portanto, o Messias é YHWH. Fica escandalosamente claro aqui. 9 – Quem é Maldito? Agora vejam o problema que acontece se partirmos de pressupostos diferentes. Os neo-ebionitas (que se dizem messiânicos) costumam chegar até o ponto de que o Corpo é Israel. Ora, se isso é verdade, então Yeshua é culpado pela Torá de um pecado gravíssimo, que é desposar a esposa de seu Pai!!! Vejam o que diz a Torá sobre isso: “Maldito aquele que se deitar com a mulher de seu pai, porquanto descobriu a nudez de seu pai. E todo o povo dirá: Amém.” (Dt. 27:20) Os neo-ebionitas fazem de Yeshua maldito, sem perceberem! Mas, vamos então partir do pressuposto de que haja de fato 2 Corpos, 2 esposas. Vamos imaginar por um minuto (apesar de, como vimos, a Bíblia dizer o contrário) que de fato são dois casamentos distintos. Perguntamos então: como ficariam os judeus crentes no Messias? Poderiam desposar 2 maridos??? Sim, porque fazem parte de Israel e também fariam parte de um “Corpo do Messias”, se o mesmo fosse separado de Israel. Se o Corpo do Messias for parte de Israel, ou vice-versa, incorremos no mesmo erro: ou fazemos de Yeshua um adúltero, ou fazemos dos judeus crentes adúlteros. O resultado é o mesmo: maldição. 10 – Harmonizando as Escrituras A única forma de harmonizarmos as Escrituras é admitirmos aquilo que fica bem claro: Yeshua é YHWH feito carne. Não há 2 Corpos, mas sim 1 Corpo, Israel. Não há dois salvadores, mas sim 1 salvador, YHWH feito carne. Não há dois senhores, mas sim 1 Adonai, não há dois noivos, mas sim o mesmo esposo de sempre. “Há um só corpo e uma só Ruach, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só YHWH, uma só fé, um só mikveh;” (Efésios 4:4)

Um comentário:

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